Dúvidas sobre plantação de mirtilos

Milton Maia disse...

Boa tarde sr. eng.º José Martino, chamo-me Milton Maia, tenho 22 anos e estou a ponderar realizar um projecto de plantação e exploração de mirtilo. Sou de Cantanhede e tenho cerca de um hectare de terreno à minha disposição (com possibilidade de expandir), terreno esse com acesso a água. Assim sendo, gostaria de saber se me pode/sabe responder às seguintes questões:
1-Sempre ouvi dizer que o mirtilo é um arbusto exigente em termos nutricionais e de terreno, esta zona é favorável à sua produção? É exigente em que aspectos? 
2-Que sub-espécie de mirtilo recomenda?(tendo em conta que nós aqui temos normalmente entre 300 a 600 horas de frio segundo o serviço nacional de avisos agrícolas)
3-Onde poderei comprar as plantas? 
4-Qual a regularidade que é necessária rega?(pretendo saber se necessito de comprar um programador ou não);
5-Para onde posso escoar o produto?(estou preocupado em não ter escoamento em pico de produção)
6-A que doenças são susceptíveis os mirtilos?
Obrigado pelo seu tempo e dedicação, continue o bom trabalho
Respostas:

1 - Solos ácidos pH=5; solos bem drenados; com teor de argila inferior a 30%; muito ricos em matéria orgânica;

2 - Variedades do Sul: recomendação em função do clima do terreno. Consulte a Bioberço (www.bioberco.com);

3 - Consulte a Bioberço (www.bioberco.com);

4 - Rega diária, várias vezes por dia para manter a humidade no solo. Necessita de programador;

5 - Quando apresentar o projeto, se tiver perfil pode ser sócio da Bfruit (www.bfruit.pt).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM