O nosso exemplo




José Martino (engenheiro agrónomo)
josemartino.blogspot.pt

No próximo dia 5 de junho, na Exponor, vou ser orador na conferência do Jornal de Notícias subordinada ao tema "Fazemos Bem", dedicada ao sector primário, com a Agricultura em plano de destaque.
O JN é um importante jornal diário e, por isso, apraz-me registar este interesse editorial num sector de actividade que há alguns anos atrás não mereceria, certamente, tanto foco mediático.
Mas não é só o JN que está de parabéns. Este semanário importante jornal de referência no mundo económico, também tem dedicado amplo espaço à actividade agrícola, até, recentemente, pelo lançamento de um jornal digital sobre o assunto. Está, por isso, de parabéns também a Vida Económica. Cito estes dois casos particulares, por a eles estar directamente ligado. Mas poderia falar no facto do "mainstream" comunicacional olhar para a agricultura com outros olhos. Muito argumentam que é por causa de crise, que tem levado muita gente de regresso à terra. É um dado, sem dúvida. Mas quero também sublinhar outro aspecto: estão a aparecer no sector agrícola jovens agricultores e sobretudo investidores de outras áreas económicas que apostam em novas ferramentas: na escala, no conhecimento, na informação, na gestão, que lhes permite fazer a operação certa na hora certa, na dedicação e na capacidade para assumir riscos. Tudo isto conduz ao sucesso, ás exportações, ao aumento das economia de escala, ao acréscimo de valor acrescentados nas empresas.
É neste plano que me gosto de situar. É por isto que batalho todos os dias. Fazer chegar ao maior número de jovens agricultores as ferramentas que lhes permitirão desenvolver um empreendedorismo de sucesso: mais inovação, mais know-how, mais disponibilidade para ir ver aquilo que de melhor se faz lá fora e cá dentro. Portugal não está condenado a ser um país sempre na cauda do pelotão europeu. A agricultura pode dar o exemplo que podemos ser iguais ou melhores do que os melhores. Não me cansarei de dar o meu contributo para esse objectivo. 

artigo de opinião publicado na edição de hoje do jornal "Vida Económica"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM