Mais respostas a dúvidas II

Vanda Neves disse...
Caro Eng José Martino, muito obrigada pela ajuda que presta a tanto gente. Gostava de o "ouvir" sobre 2 pontos: 
1. Tenho um terreno com 3 ha na costa vicentina, gostava de saber que tipo de cultura é mais favorável naquela zona, pela especificidade do clima . Árvores ? Quais ? pequenos frutos ? vinha ? 
2. Sendo o objectivo maximizar a rentabilidade do terreno, que tipo de apoios estão disponíveis ? Porque leio imenso e não chego a conclusão nenhuma ... Gostava ainda de saber se é possível, na perspectiva dos apoios que existem, dispor num mesmo espaço, cultivo agrícola e turismo rural. Obrigada.

Comentário:
Pelo clima, aconselho os pequenos frutos, devido à sua precocidade.
PDR: apoios para investimentos superiores a 25 mil euros; pequenos investimentos (5 mil/25 mil euros); apoios para instalação de jovens agricultores (18/40 anos, inscrição nas finanças, 9º ano, título de exploração e que não tenham recebido ajudas públicas).
Deve consultar empresas de consultadoria, como a Espaço Visual, para perceber melhor o enquadramento do projecto, da legislação a consultar, das acções a implementar para criar o seu projecto de negócio.


José Murteira disse...
Gostaria que explicasse quais os valores que um projecto de jovem agricultor irá ter com o novo PDR. Cumprimentos, 

Comentário:
Apoios entre 40% e 60%, depende de ser ou não região desfavorecida; tipo de investimento; sócio de OP (organização de produtores) e ter seguro agrícola. Pode consultar a Espaço Visual (dep.comercial@espaco-visual.pt)

Sónia Pimentel disse...
Desde já quero dar-lhe os parabéns pelo excelente blog e pelo trabalho que faz dando apoio a toda a gente. Tenho 19 anos e estava a pensar iniciar um projeto de plantação de mirtilos mas tenho andado a pesquisar e cheguei à conclusão que já há muita gente a investir e pensei então na plantação de Goji visto que ainda não é muito explorado em Portugal. Existem condições para se entrar no mercado com algumas expectativas de sucesso? Gostava de saber a sua opinião e se seria um negócio rentável. Sou do concelho de Mogadouro e não sei se o clima é adequado e se o fruto se irá adequar bem. Gostava de saber se é rentável iniciar o projeto alugando ou comprando um terreno visto que não possuo nenhum e quantos m2 seriam necessários? Obrigada! 

Comentário:
Como Portugal é um país pequeno, nunca há excedente de produção de mirtilo, pelo que nunca teremos grande peso no mercado internacional. Não se assuste com isso. O que interessa é investir bem e produzir com qualidade. Desde que o processo seja bem feito há sempre mercado e comercialização.O mesmo se aplica à produção de Goji: é preciso conseguir quem valorize o produto e assegurar a comercialização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM