Melhorar a fertilidade de um solo saibroso

Alberto Magalhães disse:

Boa tarde Engº José Martino Tenho uma area de terreno de onde existiram eucaliptos durante muitos anos, limpei uma área desse terreno, mas a terra está muito pobre e é quase só saibro. Que poderei fazer para tornar o terreno fértil e produtivo, falaram-me em deitar calcário, será que isso resulta? Muito Obrigado.

Comentários:
1 - Agradeço que se tenha identificado conforme solicitei porque lamento informar que hoje recebi vários pedidos de opinião que não cumprem esta condição e como tal não obterão comentários da minha parte.

2 - Para tornar fértil um solo de saibro deve juntar-lhe um corretivo agrícola orgânico de alta qualidade que se mantenha no solo durante vários anos. Neste caso recomendo pelo menos a aplicação a todo o terreno de 10 toneladas de Nutrimais por hectare

3 -  A correção do pH vai depender da cultura que lhe vá instalar no futuro, isto é, se for plantar mirtilos necessita de pH ácido à volta de 5, embora muitas outras culturas precisam que se aplique calcário ao solo para subir o pH para níveis ao redor de 6.

4 - Para obter as quantidades exatas de corretivos e adubos a aplicar ao solo deve mandar fazer-lhe uma análise. Recomendo que pesquise na net laboratórios de análises de solos, faça a recolha de amostra de solo e envie-a pelo correio ou se quiser resultados mais exatos contrate um técnico para visitar o terreno, tratar da recolha de terra para análise de solo e elaboração do respetivo parecer (P. F. contate a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual  (tel: 917 075 852)).    
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM