Primeira Instalação como Jovem Agricultor

João Pereira, disse:

Boa tarde Exmo Sr. Engº, 


...O facto de já ter um curso superior não me beneficia quanto ao facto de ter de me especializar no ramo agrícola?

Tirando o horário de trabalho das 8h30 as 17h30 tenho toda a disponibilidade e vontade para me candidatar aos 
apoios a "Instalação de Jovem Agricultor".

Os terrenos para cultivo em causa são em Parada de Gatim, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga. Segundo o que li sobre áreas desfavorecidas tenho a crer que esta área será uma delas uma vez que se localiza até bem interiormente. O terreno (bouça) terá à volta 2,5 hectares e possui um rio que percorre praticamente toda a fronteira do terreno o que penso que será optimo para a qualidade/frutificação dos produtos/frutos.

Gostaria de proceder a plantação de castanheiros para a produção da castanha ou então proceder a platação de mirtilos ou framboesas. (Projecto)

 Verifiquei que é uma zona desfavorecida de montanha "31300 Vila Verde 31331 Parada de Gatim ZDesfavorecida de Montanha". Não sei se isto é benéfico ou não para o efeito pois não entendo se o facto de ser de montanha me irá restringir a algo.

O facto de ser de montanha irá me restringir ? Do género, se quisesse apostar numa plantação por sistema de estufas iria conseguir um projecto visto ser uma bouça e montanhosa?

Com os meus melhores cumprimentos e um muito obrigado pela disponibilidade"
 
Comentários:
1 - Nas condições de acesso às ajudas de primeira instalação dos jovens agricultores é necessário possuir o 9.º ano de escolaridade e não possuindo formação e experiência na agricultura/atividade terá de frequentar todos os módulos do curso de formação profissional especifica para o efeito.
 
2 - Pode  ser empresário agrícola, usufruir das ajudas para se instalar como jovem agricultor  e exercer outra profissão.
 
3 - Para a superfície de exploração agrícola indicada (2,5 ha) recomendo que se dedique aos pequenos frutos porque não tem dimensão para rentabilizar um projeto de castanhas.
 
4 - Mirtilos ou framboesas? Fale com a Espaço Visual para saber pormenores destas atividades  e comercialização (Eng. Sónia Moreira 917 075 852). Visite outras explorações e avalie qual a atividade que tem vocação e gosta. Depois tome a decisão e avance. 

5 - Só terá limitações nos investimentos a realizar se o prédio tiver condicionantes pela Reserva Ecológica Nacional (REN) ou outras. A Espaço Visual ajuda-o a conhecer este pormenor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM