Que culturas fazer no Algarve?


Bruno Moita disse:
"Caro Eng.º Martino,
Resido no Algarve e atualmente encontro-me a ponderar iniciar-me na agricultura, como pequeno produtor. Pretendo exercer esta atividade em regime de part-time e  tenho menos de 40 anos pelo que penso reunir condições para uma eventual candidatura a subvenção comunitária, quando estas abrirem.

Tenho feito alguma pesquisa inicial, falado com alguns produtores da região no sentido de avaliar a cultura a explorar, sendo que aquelas que até agora me pareceram mais atractivas, embora bastante distintas, foram os frutos vermelhos (morango ou framboesa) e o abacate, principalmente pelas oportunidades de escoamento existentes.
Existem outro tipo de culturas que sugira tendo em conta os meus objetivos e a região onde resido? Qual a dimensão mínima de cada cultura que assegure a viabilidade do negócio?

Não tenho qualquer formação na área agrícola pelo que "ando atrás" de workshops e formação específica que me permita adquirir os conhecimentos básicos para avançar no negócio.
Sabe onde posso encontrar este tipo de formação no Algarve?
Antecipadamente grato.
Melhores cumprimentos"

Comentários:
1 - Deve iniciar nesta altura a preparação do seu projeto porque é um processo que demora alguns meses e recomendo que o tenha pronto para submeter nos primeiros dias após a abertura das candidaturas.

2 - Creio que a framboesa e o mirtilo serão excelentes opções para explorações com superfície de 1 hectare. O abacate é uma opção interessante, neste momento não possuo informações sobre qual será a superfície de exploração mais interessante. Na minha opinião há muitas culturas, atividades agrícolas muito rentáveis quando cultivadas no Algarve. A opção a tomar depende da valorização comercial das produções, do canal de colocação no mercado, o qual indica o que mais lhe interessa, depois passa as várias soluções pelo crivo da sua vocação pessoal e por último, verifica se as condições de solo e clima dos seus terrenos são os indicados para a cultura.

3 - Recomendo que visite o maior número possível de organizações de produtores de comercialização e peça que lhe indiquem produtores que possa visitar. E nestes tente conseguir estágios empregando neles  os seus tempos livres. A vontade e querer do potencial empresário são determinantes para o sucesso do negócio agrícola. Mesmo em atividades de baixa rentabilidade intrínseca conheço empresários que ganham dinheiro porque são muito rigorosos na prevenção de problemas e quando aparecem na sua rápida resolução.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM