Romãs

Marco Franco disse:

"Boa noite Sr. Eng. José Martino Estou a pensar em investir num projecto de romãs, através do programa Proder tenho 29 anos, possuo cerca de 7 hectares de terreno . Neste sentido gostaria de lhe colocar algumas questões: o terreno fica próximo de Beja seria ideal para este projecto? qual seria o custo de investimento,e se seria pouco rentável ou não derivado a área do terreno... Eu ouvi falar da associação de beneficiários do roxo,que tem um projecto Transformação e Comercialização da Romã,para agricultores para incentivar o cultivo da romã. Pensei em marcar uma entrevista para expor a minha ideia e tentar perceber se obteria ajuda no escoamento do fruto ou qual o tipo de ajudas obteria, seria uma boa ideia? agradecia uma resposta,e peço desculpa pelo incomodo. seria um sonho para mim este projecto, mas ainda tenho pouco conhecimento nesta área...obrigado.

Comentários:
1 - A romã parece-me uma atividade muito interessante para o Alentejo.

2 - O solo e clima da sua exploração perto de Beja terão de ser analisados para se verificar se têm as condições de solo e clima adequado para a cultura.

3 - Parece-me boa opção contatar a Associação de Beneficiários do Roxo para obter informações sobre a cultura da romã: contas de cultura (custos de investimento, custos de exploração, produtividade anual até à plena produção, preço de valorização das romãs, etc.), condições de comercialização, etc.

4 - Recomendo que visite explorações de romãs quer em Portugal, quer em Espanha para perceber e dominar os pormenores da atividade.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM