Continuo com algumas dúvidas, e gostava de saber a sua opinião pessoal.


 
"Bom dia eng Martino, Antes de mais deixe-me agradecer novamente as orientações que me deu há umas semanas atrás, foram muito úteis. Tenho neste momento o processo a ser elaborado pela Espaço Visual, mas continuo com algumas dúvidas, e gostava de saber a sua opinião pessoal. O meu projecto vai assentar num terreno com 3ha na zona de Famalicão. Inicialmente tinha previsto plantar apenas mirtilo, mas após várias visitas a outras empresas, fiquei com a ideia de não apostar unicamente numa cultura, numa perspectiva de distribuir os riscos e apostar numa colheita mais alargada. Nesse sentido: - Acha que o mercado está a ficar "inundado" de mirtilo ou ainda tem margem para crescer? - Acha que plantar 1ha de framboesas é um bom complemento para os 2ha de mirtilo? - Para um terreno destas dimensões, há outra opção viável? Claro que isto acarreta outros custos, nomeadamente na formação relativa a mais do que uma cultura, mas também poderá trazer outros benefícios. Agradeço a resposta".
 
Comentários:
1 - Acho que o mercado dos mirtilos tem muito potencial pois eu próprio estou à procura de terrenos para implantar até 40 hectares de mirtilo porque o seu consumo ultrapassa o conceito de fruto, acompanha as refeições, funciona como snack entre as refeições, dispõe bem, é consumido de forma voluntária por crianças de 2 anos desde que consiga que elas os provem.
 
2 - Os riscos que podem aparecer são semelhantes aos que sofreu o kiwi nas décadas de 80 e 90 do século passado, instabilidade de preços de mercado devido a ajustamentos entre a oferta e a procura porque o mercado estava a crescer e a comercialização não se encontrava organizada. Por outro lado, muitos dos produtores implantaram mal, cuidaram mal e tinham preços de produção elevados face ao preço de mercado.
 
3 - Na minha opinião se optar pelas framboesas deve começar com 1 hectare e no mesmo local deve ter a possibilidade dentro de 2-4 anos, chegar aos 4-5 hectares. É um erro ter 1 hectare único de framboesas sem poder crescer no mesmo local para tirar partido da equipa da mão de obra, infraestrutura da rega e fertirrigação, armazém, etc.
 
4 -  Com 3 hectares de exploração optaria exclusivamente pelos mirtilos.
 
5 - No futuro, creio que quando aparecerem novas variedades de amoras, com sabor e poder de conservação frigorífica, esta cultura será uma atividade com muito interesse como alternativa aos outros pequenos frutos.
 
6 - Faça uma visita de estudo à Bioberço e pode recolher in loco a experiência das limitações decorrentes das multiactividades numa micro exploração de pequenos frutos.        

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM