Floricultura

"Boa tarde Sr. Engenheiro,

Tem sido com muita curiosidade e satisfação que tenho testemunhado algumas das suas intervenções a questões pertinentes na área agrícola. Desta feita, venho por isso explanar e obter alguma orientação do meu caso em particular. Assim sendo, disponho de uma área pequena (+/- 3000 m2) no concelho de Fafe que gostaria de converter em pequena exploração de floricultura. Dado não possuir uma forte capacidade financeira e dado a área de terreno não ser muito grande encontro-me num dilema pois não sei se me poderei candidatar a financiamento comunitário. A minha questão fundamental é se uma área inicial de cerca de 2000 m2 na área de floricultura em estufa seria financeiramente viável para inicio de atividade. Haveria pois contingências até á implementação total do projeto e consolidação da vertente comercial, pelo que me parece aconselhável não iniciar numa grande escala de produção.
 Senão que outra cultura aconselharia? E qual a área mínima requerida para poder concorrer a financiamento comunitário?
Agradeço antecipadamente a sua atenção"



Comentários:
1 - Para a atividade indicada e para a superfície em causa pode candidatar-se e obter ajudas do PDR 2020 para a 1.ª instalação como jovem agricultor. 

2 - Recomendo que tente encontrar um terreno com maior dimensão porque mesmo começando com 0,2-0,3 ha, recomendo a superfície mínima que rentabilize o projeto, tenha possibilidade de dentro de poucos anos  ampliar a atividade pelo menos até aos 4-5 ha tirando partido da mesma infraestrutura da rega e fertirrigação, armazém, mão de obra, máquinas e equipamentos, etc.

3 - Se estiver em condições para se instalar como jovem agricultor deve tirar partido das ajudas existentes porque lhe alavancam o investimento e diminuem o seu risco.

4 - As contingências indicadas, devem ficar acauteladas na fase de preparação do projeto através de visitas de estudo a produtores já instalados quer em Portugal, quer no estrangeiro. Por outro lado, prepare-se através de estágios. Defina previamente qual a estratégia comercial que irá implementar e que parceiros lhe irão valorizar as produções.

5 - Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) para abordar os pormenores do processo.         

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM