Framboesa

Boa tarde Eng. José Martino,

Desde já quero felicitá-lo por ajudar no seu blog os interessados pela agricultura que, de alguma forma, querem investir neste setor que na minha opinião pode gerar rendimentos interessantes desde que gerido com profissionalismo.

Sou um jovem Eng. Agricola no desemprego e uma das opções que tenho ponderado é instalar-me como jovem agricultor na zona de Alcochete, com a produção de framboesa. Teria que arrendar o terreno (não tenho ideia ainda dos valores) e o mínimo seria 1 ha, penso eu ser o mínimo para ser viável.

Gostaria de saber a sua opinião relativamente à produção desta cultura nesta zona, tendo em conta o clima, a escassez de OP´s ou compradores deste fruto nas proximidades, a dificuldade inicial para conseguir Global Gap e ter mais hipóteses de escoamento do produto.

Tem ideia de produções por hectare bem como custo do investimento? Em "condições normais" qual seria o período de recuperação do investimento?


Agradeço desde já o tempo dispensado,



Comentários:
1 - Concordo com a sua  opinião de que a agricultura pode gerar rendimentos interessantes para quem for capaz de gerir com profissionalismo, caso tenha perfil de empreendedor.

2 - O valor anual para a renda de 1 hectare de terreno agrícola varia entre os 150 euros e 1000 euros conforme sejam necessários ou não investimentos em infra estruturas, melhoramentos fundiários, construções, correções de solo, etc.

3 - Na cultura da framboesa comece com 1 hectare mas faça-o numa exploração que possa chegar pelo menos aos 4, pois a prazo, tendo sucesso, irá precisar desta dimensão de atividade para ter um rendimento anual interessante e poderá tirar maior partido de todos os investimentos iniciais que não sejam "!plantação".

4 - Contate a  Bfruit (www.bfruit.pt)  no sentido de recolher informação sobre a comercialização para o seu caso concreto. Faço-o através da participação num encontro para potenciais produtores.

5 - Na minha opinião precisa de 150 000 euros por hectare para custos de investimento + custos de exploração até equilibrar a tesouraria. A produtividade pode variar entre as 12 e 20 toneladas por hectare. A recuperação do investimento pode ser feita entre 5 a 8 anos, dependendo da sua capacidade de gestão da mão de obra na colheita pois o controle destes custos é crucial para o sucesso económico desta atividade.   


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM