Que atividades agrícolas devo escolher?


R. S. escreveu:
 
"Sr. Eng. José Martino,
Apresento-lhe desde já as minhas sinceras felicitações pelo excelente “Blog”!
Vou pôr em prática 2 projetos, no âmbito do programa “Inst. Jovens Agricultores-PDR2020”, em 6 hectares no Concelho de Baião. Optei pela fruticultura ao ar livre, nomeadamente pelo cultivo de mirtilos, groselhas e/ou kiwis. Peço a sua opinião para o seguinte dilema: tendo em vista uma maior eficiência e rentabilidade na utilização do espaço, e também como forma de minimizar o risco de investimento, devo apostar em 2 ou 3 culturas? Quantos hectares devo dedicar a cada uma delas? E para as culturas escolhidas devo apostar em 1 só espécie de planta ou em 2 espécies com períodos de maturação diferente (quais?)?
Se fosse o Sr. José Martino, com base na sua experiência, o que faria??
Antecipadamente agradecido."

Comentários:
1 - Na minha opinião tendo em causa a superfície total de exploração indicada e partindo do principio que o terreno tem aptidão de solo e clima para as atividades, deve optar por 2 culturas: 4 hectares de kiwis e 2 hectares de mirtilos. Desta forma com uma pessoa a trabalhar a tempo inteiro conseguiria realizar todas as operações culturais exceto a poda de inverno e a colheita, operações estas que realizaria recorrendo a mão de obra sazonal.

2 - Creio que me pergunta, para as culturas que indiquei, se deve optar por uma ou mais variedades. Nos kiwis optaria pela variedade Hayward e nos mirtilos colocaria as variedades duke (precoce) e aurora (tardia). Na minha opinião deve tornar-se acionista da Bfruit e por isso, deve consultar esta organização de comercialização antes de fazer os investimentos (geral@bfruit.pt).

3 - Para esclarecer pormenores dos seus projetos recomendo que marque uma consulta com a Eng, Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM