O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Que género de produção aconselha?

F. B. disse:
"Bom dia Eng. Martino,

Tenho seguido o seu Blog e desde já o felicito pela iniciativa.

Vivo na Zona de Aveiro ( Vale de Cambra) e tenho andado a pesquisar sobre agricultura, pois é uma área à qual tenho raízes e pela qual me interesso. gostava de apostar na área. Que género de produção aconselha?

A Physalis é um fruto que se pode adaptar a esta região?

Obrigada"
 
Comentários:
1 - Aconselho a atividade agrícola para a qual possa ter vocação, tenha pelo menos um operador comercial para valorizar e capital para fazer face ao investimento e custos de exploração até equilibrar a tesouraria.
 
2 - A physalis pode-se adaptar a essa região se tiver um microclima sem geadas de inverno ou pelo menos as 1.ª geadas de outono sejam tardias. O solo deve ser bem drenado.
 
3 - Potencialmente pode cultivar em Vale de Cambra: kiwis, kiwis arguta, vinha, hortícolas no modo de produção biológico, pequenos frutos, bovinos de carne de raças autóctones, porcos bísaros, etc.  

Sem comentários: