Apicultura e projetos jovens agricultores

"Boa noite, Eng. José Martino,
Antes de mais desejo-lhe um bom ano e muitos parabéns pelo seu blog! Estou a contactar, uma vez que estou a pensar submeter um projeto para apicultura através dos incentivos "Jovem Agricultor" tendo por base como o Eng. José denomina de "projetos de autor" mas estou preocupado com os prazos até que haja uma decisão de aprovação (ou não) uma vez que a partir de abril - maio já irá condicionar a produção deste ano. Com base na sua experiência acredita que se apresentar uma candidatura no início de Fev. teria uma decisão até Março - Abril? Aproveito ainda para lhe perguntar se é possível a instalação de 3 apiários com 100 colmeias cada, num único Eucaliptal com cerca de 20ha? Muito obrigado pelo seu tempo! Cumprimentos,"

Comentários:
1 - Na minha opinião, se apresentar uma candidatura "Jovem Agricultor" em fevereiro na melhor das hipóteses terá o seu projeto aprovado para Setembro/Outubro de 2015.

2 - Vejamos os factos: O PDR 2020 irá após a abertura das candidaturas em fevereiro 2015 terá que nessa altura ter o programa de análise em funcionamento para despachar todas as candidaturas que possui em espera apresentadas ao abrigo do ProDeR, para aprovação, desde fevereiro 2014. Por outro lado, também irá depender do número de candidaturas que sejam submetidas ao PDR 2020. Por último, não menos importante, irá depender das formalidades que tenham ser cumpridas no procedimento da análise (aqui há boas notícias, parece que o processo irá sofrer forte desburocratização, o qual avançará com a declaração assinada pelo proponente como cumpre determinadas regras e consequentemente, com o incremento da responsabilização do proponente em sanções pecuniárias, anulação de candidatura e interdição de nova candidatura durante determinado período temporal).

3 - Conte com o pagamento das ajudas ao investimento para se instalar a partir do próximo inverno.

4 - Analise o potencia melífero da zona para saber se suporta as 300 colmeias nessa mesma região, pois mesmo que a lei autorize a instalação pode ter problemas . Do ponto de vista legal pode instalar apiários  com 100 colmeias desde que haja uma distância mínima de 800 m entre eles.

    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM