Dúvidas relacionadas com a produção de pequenos frutos


Caro Eng.º José Martino,
Chamo-me ... e estou a elaborar um Plano de Negócios (PN) para um projecto agrícola para produção de pequenos frutos (mirtilo, amora, framboesa, groselha) e na sua elaboração surgiram algumas dúvidas relacionadas com este sector, às quais ainda não consegui encontrar solução. Nas minhas pesquisas relacionadas com a temática da produção de pequenos frutos encontrei o seu blog e espero que me possa ajudar de algum modo. Vou enumerar algumas das minhas dúvidas para que seja mais prático responder às mesmas:

1- Gostaria de saber, se possível, se me podia aconselhar algum sítio para obter informações em relação à evolução histórica e previsional do sector de produção de pequenos frutos, ou se me poderia fornecer dados em relação a este assunto;


2- Onde poderei encontrar dados relativos ao número de produtores nacionais e níveis de produção dos pequenos frutos que pretendo produzir;
 
3- Verifiquei que existem empresas que prestam acompanhamento técnico à instalação de projectos agrícolas, gostaria de saber se isso é idêntico aos projectos de "Plantação chave na mão", e gostaria de ter uma ideia, em termos orçamentais, de quanto custaria instalar um projecto agrícola desta natureza em 3 hectares, nos quais fossem instalados 5 mil plantas (mil de cada cultura anteriormente apresentadas mais mil de outra cultura);

4- Outra dúvida que surgiu durante as minhas pesquisas prende-se com as variedades ideais das culturas acima referidas para a região abrangida pelo concelho de Coimbra, tendo em conta o seu número de horas de frio.

Agradeço toda a atenção e todo o tempo dispensados a este email e fico a aguardar uma resposta."


Comentários:
1 - Adquira no INE a informação estatística sobre a fileira dos pequenos frutos. Marque visita na Bioberço e consulta na Espaço Visual, são empresas que trabalham nesta fileira e que dominam o negócio.

2- O acompanhamento técnico à instalação de projetos agrícolas é a assessoria ao investidor durante os trabalhos ou todas as operações para adequada instalação/colocação no terreno das respetivas plantações (colocação de infraestruturas, melhoramentos fundiários e plantação). Enquanto a plantação chave na mão é a execução de todos os trabalhos e o fornecimento de todos os fatores de produção necessários, bem como as plantas para que a instalação da plantação fique completa.     


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM