Mirtilos: pontos a controlar para instalação com rentabilidade?


"Bom dia,
Sr. Engenheiro José Martino , obrigado pelo tempo dispensado.
Eu e o meu marido estamos em vias de adquirir um terreno agrícola na região de Castelo de Vide.
Já há algum tempo que pensamos desenvolver um projecto agrícola. Pensamos na plantação de mirtilhos, no entanto não sabemos se aquela região é propicia a este tipo de plantação. Gostaríamos muito se fosse possível que nos desse a sua opinião. Somos um casal na casa dos 30 com outras áreas profissionais mas com grande vontade e gosto na agricultura. Gostaríamos de dar este passo, mas estamos um pouco inseguros relativamente ao terreno e se se seria um projecto viável.
Se fosse possível nos ajudar, ficaríamos muito agradecidos."

Comentários:
1 - Não a consigo aconselhar sobre a aptidão concreta da região de Castelo de Vide para a cultura do mirtilo. No entanto, irei dar alguns tópicos que vos podem ajudar. Creio que seria mais eficaz contratarem um técnico da Espaço Visual para lhes fazer uma visita (benjamim.machado@espaco-visual.PT)

2 - O Mirtilo é uma cultura de regadio que necessita de 40m3/ha/dia de água para rega no pico das necessidades. O terreno em causa tem água disponível ou potencial para captá-la?

3 - A água da rega não pode ter pH superior a 6, nem teor em sais muito elevado. Estes fatores junto com o indicado em 2, na minha opinião, são os que realmente impedem a cultura do mirtilo

4 - O Solo tem teor em argila superior a 30% ou é demasiado pedregoso?

5 - Para o projeto dos mirtilos ser viável devem começar por saber previamente quem vos irá valorizar as produções na comercialização, pois muitos projetos claudicam porque são incipientes as quantidades a transportar até ao ponto de receção comercial e consequentemente, são brutais os custos de transporte o que pode acarretar falta de rentabilidade (definir bem a dimensão da exploração e a superfície mínima por variedade). Deve escolher bem as variedades tendo em conta o solo, o clima e o mercado. Recomendo uma excelente implantação fazendo os investimentos necessários para ultrapassar as limitações de solo e clima, colocando as infraestruturas necessárias  para ter os custos de produção o mais baixos possíveis. e por último, ter uma organização irrepreensível que faça a operação certa na hora certa (melhor oportunidade técnica) com o mais baixo custo possível.

6 - O mirtilo é uma excelente atividade agrícola se conseguirem cumprir escrupulosamente o indicado nos pontos anteriores.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM