O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O que fazer com 1 hectare de terreno?

"Bom dia. Tenho um terreno com cerca de um hectare na zona de Vagos, gostaria de saber o que recomenda para plantação. Estava a pensar em mirtilos. Quais os apoios para me estabelecer como jovem agricultor?".

Comentários:
1 - Caso o terreno em causa tenha aptidão para a cultura do mirtilo, esta atividade parece-me uma excelente opção.

2 - Se tiver perfil pessoal para liderar equipas de trabalho recomendaria a cultura da framboesa.

3 - As opções indicadas em 1 e 2 pressupõem que a prazo terá de caminhar para os 5 a 10 hectares de mirtilo e 3 a 5 hectares de framboesas. Assim sendo, é recomendável que inicie a sua atividade agrícola com 1 hectare num terreno que tenha pelo menos 3 hectares para poder melhor rentabilizar a infraestrutura da rega e armazém.

4 - Para uma parcela com 1 hectare recomendo um projeto de autor, atividade verticalizada com marca própria, da produção, passando pela comercialização, até ao consumidor, para a produção de caracóis. Recomendo que comece com 2000 m2 e à medida que for tendo sucesso incremente a dimensão da sua exploração até ao hectare.

5 - Outras opções para o seu terreno e ajudas de 1.ª instalação de jovem agricultor: marque uma reunião com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852)

   

Sem comentários: