O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O que fazer em 15 ha?


 Gostaria de saber a opinião do Eng. acerca de frangos do campo entre outros, 
Sou de Viseu e tenho alguns terrenos, entre 6,5 ha e 15 ha, quero apresentar uma candidatura no novo programa que abrirá em Fevereiro, julgo eu, mas ando bastante indeciso no que fazer. Já andei com a ideia de mirtilos, mas como já há excesso de produção, segundo a Mirtilusa, desisti. Agora não sei se hei-de fazer produção de frango do campo através da Campoaves, ou criação de porco bísaro, mas este último penso que haverá maior dificuldade em escoar a produção. No terreno que sobrar farei uma pequena estufa hidropónica de framboesa e uma plantação de goji.
Gostaria que o Eng. me desse o seu parecer acerca de possíveis custos, rentabilidades e claro a sua sábia opinião.

Comentários:
1 - Não concordo com a opinião que escreve ser a da Mirtilusa porque na minha perspetiva o mercado dos mirtilos tem elevado potencial, o consumo per capita nos EUA é superior a 1kg/hab/ano enquanto nos outros países o consumo é muito inferior. Há um enorme oportunidade para plantações colocadas nos locais certos, bem implantadas e com gestão adequada. Tanto assim é  que eu estou disponível para avaliar ser sócio de jovens agricultores em projetos de produção de mirtilos.

2 - Avalie as condições que lhe oferece a Campoaves para decidir o interesse do negócio na produção de frangos de campo.

3 - A produção de porcos bísaros é muito interessante. Para saber mais pormenores marque uma consulta junto do Eng. Nuno Barbas, consultor da Espaço Visual para o distrito de Viseu (924 433 205).  

4 - Se o terreno tiver aptidão ponderaria colocar, por ordem de prioridade, mirtilos, groselhas, castanheiros, porcos bísaros, etc.

5 - Quando tiver um plano de negócio elaborado para os 15 ha, SE TIVER INTERESSE, envie-o, marcamos uma reunião e posteriormente, uma visita ao terreno, e se o meu amigo tiver perfil como empresário de alto potencial e o negócio for interessante, posso ser sócio, aportando experiência empresarial, capacidade de gestão, dinheiro e acesso ao crédito (parceria como business angel). 

Sem comentários: