Sobra-me terreno: o que fazer para instalar os meus netos?


"Sr. Eng. Martino
Tenho uma exploração agrícola no Alentejo, na região do Vale do Sado. É uma propriedade variada e "sobra-me" um pedaço de terra que talvez pudesse ser mais utilizada. Assim, pergunto se acha que os meus netos poderiam ter uma actividade agrícola "dentro" da minha exploração sem ter que doar ou vender espaço? E se poderiam continuar a estudar visto serem universitários. Mesmo que o quisesse fazer não seria possível porque a terra disponível não é nas extremas, seriam ilhas... Quem devo consultar? 
Cumprimentos"

Comentários:
1 - Pode e deve ceder aos seus netos os terrenos que não está a explorar, desde que estas parcelas tenham dimensão, mesmo sendo ilhas, para rentabilizar economicamente os investimentos e atividades agrícolas que nelas venham a ser colocadas.

2 - Pode fazê-lo através de contratos de arrendamento ou de cedência gratuita (comodato) e por isso, não necessita de doar ou vender os terrenos.

4 - Os seus netos podem continuar a estudar, pois para receberem as ajudas públicas à instalação e investimento na agricultura, como jovens agricultores, apenas têm que garantir a responsabilidade da gestão da exploração agrícola o que pode ser feito tendo no terreno um bom encarregado ou feitor.

3 -  Recomendo que consulte o Arq. Benjamim Machado da Espaço Visual, responsável do escritório de Beja (benjamim.machado@espaco-visual.pt) o qual lhe esclarece todas as dúvidas e ajuda a montar a operação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM