Tenho pesquisado muito sobre este assunto mas ainda não percebi bem por onde tenho que começar.


 
 
"Boa tarde, Sr. Engenheiro Martino.
Quero desde já agradecer o tempo que o meu problema lhe possa ter tomado. Eu sou uma jovem com 29 anos que até à data nunca trabalhou em agricultura, mas o facto de ter herdado um pequeno terreno de cultivo fez-me pensar que podia tentar algo diferente. A minha ideia é rentabilizar o que tenho, enveredando por caminhos desconhecidos, como o cultivo de mirtilos. Tenho pesquisado muito sobre este assunto mas ainda não percebi bem por onde tenho que começar. O terreno em questão é agrícola, com 6500m2, com água, armazém agrícola e atualmente tem cerca de 1/3 ocupado por um pomar de laranjeiras. Queria candidatar-me ao apoio comunitário para jovens agricultores, mas não sei como faze-lo, nem sei se 1º tenho que tirar o curso, ou se o curso é já ao abrigo do projeto. Tenho muita vontade de tornar a minha herança num projeto inovador na minha zona (Coruche)visto que por aqui a nova aposta são as framboesas."
 
 
Comentários:
1 - Quais as razões que a levam a pensar que possuir um terreno por herança  tem que fazer algo diferente?
É sui generis equacionar que se pode rentabilizar um terreno "enveredando por caminhos desconhecidos" porque para ter sucesso na agricultura é preciso que o desconhecido se torne conhecido/dominado. Defendo que deve analisar a sua vocação como empreendedora, se tem perfil para tal, se gosta ou se adapta a atividades intensivas, precisas, rigorosas, etc. ou se pelo contrário prefere atividades menos exigentes, extensivas, etc.
 
2 - Sinto-me muito desiludido com a minha capacidade de comunicação porque já escrevi n vezes neste blogue sobre o caminho percorrer, processo a desenvolver, estratégia a implementar, pelos jovens agricultores para se instalarem: análise do perfil próprio como empreendedor/gestor, recolha de informação, consultoria,  visitas de estudo, participação em eventos, projeto, candidatura pdr 2020, estágio, investimento e instalação. Recomendo veementemente que acautele o canal de comercialização previamente à decisão de investimento.
 
3 - VÁRIAS VEZES NESTE BLOGUE ESCREVI SOBRE A DIMENSÃO DE EXPLORAÇÃO DE MIRTILOS PARA SE INSTALAR UM JOVEM AGRICULTOR.
 P . F. FAÇA PESQUISA NESTE BLOGUE COM AS PALAVRAS "MIRTILOS", "JOVENS AGRICULTORES", "INSTALAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES". Se não encontrar a resposta comunique para eu lhe dar uma opinião.
 
4 - Para a região de Coruche quem lhe irá valorizar/comercializar os mirtilos? Não seria de equacionar a cultura da framboesa, caso tenha perfil/vocação para a produzir, pois existe um grupo de produtores que terão de encontrar soluções de assistência técnica, logística, produção, comercialização, certificação, etc.? Na minha perspetiva a cooperação entre produtores, jovens agricultores, é chave para o sucesso nos investimentos agrícolas. Esta estratégia está a ser praticada pela Bfruit
 
5 -  Para obter informação pormenorizada para o seu caso marque uma consulta com o Arq. Benjamim Machado da Espaço Visual (924 433 183) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM