Variedades tradicionais de macieiras

"Bom dia Exº Engº José Martino,

O meu nome é ..., tenho 26 anos e sou Engenheiro e Gestor Industrial mas sempre tive uma paixão pela agricultura e natureza!! Queria desde já felicitá-lo pelo fantástico blogue que possui pois ajudou-me imenso a tirar dúvidas de diferentes matérias sobre a agricultura mas hoje venho pedir-lhe uma opinião sobre os Novos Agricultores.

Eu resido no Minho e possuo uma bouça/terreno em Parada de Gatim (Vila Verde) - com 2,4 Hectares mas apenas 1,7 são para plantação - e segundo o que consegui apurar através dos mapas PRODER é uma área desfavorecida o que é óptimo visto que me financiam uma maior fatia do investimento.

Eu gostaria de saber se acharia um bom investimento investir nas Maças Porta da Loja, visto ser uma maça muito exportada mas pouco cultivada visivelmente segundo o que consegui apurar.

PROBLEMA
O meu maior problema é que o terreno em questão esteve, na década de 80 e 90, alugado a PORTUCEL onde foram plantados centenas de eucaliptos e, segundo o que me informaram, o eucalipto deposita no solo uma substancia que não permite a germinação de outras plantas...Isto é verdade ??

Gostaria de saber também onde posso encontrar as instalações da Espaço Visual mais próximas de Braga para tratar de um possível projecto, da posterior análise dos solos e aconselhamento de um Engenheiro Agrónomo para a questão."


Comentários:
1 - Adoro pessoas que sejam apaixonadas pela agricultura porque eu também o sou. Sem paixão pelo que fazemos é impossível ter sucesso. A agricultura é muito exigente em dedicação, coragem para assumir riscos e recomeçar quando falhamos, gestão de equipas de trabalho, controlo dos pormenores, etc.

2 - Fico muito satisfeito e feliz quando constato que este blogue produz resultados, ajuda as pessoas a perceberem o empreendedorismo agrícola e o que é necessário e suficiente para terem rentabilidade e sustentabilidade de longo prazo.

3 - Gosto da expressão "Novos agricultores" porque trazem novas competências, nova visão e sobretudo nova AÇÃO! Com os novos agricultores as agriculturas de Portugal estão a transformarem-se e nunca voltarão às realidades tradicionais do passado, da miséria e da pobreza.

4 - Recomendo que faça uma exploração com a superfície mínima de 10 hectares de macieiras. A médio prazo (5 - 7 anos) terá de caminhar para os 20 - 25 hectares.

5 - Na minha opinião, há lugar para uma exploração de macieiras com variedades autóctones, tradicionais portuguesas, um "projeto de autor", marca própria, verticalizado, da produção ao consumidor, passando pela comercialização, recomendo a sua promoção tirando partido da internet e das redes sociais.    

6 - Faça uma amostra do solo do seu terreno que teve eucaliptos e envie-a para um laboratório de análise de solos e peça a "análise completa". Com esses resultados peça à Espaço Visual  uma visita ao terreno e uma recomendação de fertilização. Com esta estratégia de atuação verá o seu "problema" resolvido.

7 -  A Espaço Visual trabalha em todo o território continental de Portugal. Verifico que não há limitação na prestação dos seus serviços pela maior ou menor distância dos seus clientes. Telefone à Eng. Sónia Moreira se necessitar dos serviços da Espaço Visual (917 075 852)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM