Dúvidas

" Bom Dia Eng. José Martino O meu nome e ... sou romeno mas vivo em Portugal há mais de 7 anos, venho de uma família com base em agricultura e continuei a formacao como tecnico Agronomo e depois tirei o curso de engenharia em Gestão económica e desenvolvimento rural pela Universidade Agronómica e Medicina Veterinária de Bucharest.

Aqui em Portugal nao consegui ainda nada em minha área, por tanto desenvolvi outros trabalhos a nível comercial. Surgindo agora idea junto com o programa PDR 2020 a possibilidade de criar o meu próprio negocio, claro depois aparecem as duvidas:
1. E melhor entrar no projeto só ou criar uma associacao agricola com vários amigos tendo em conta que a nível de investimento por parte do programa , ajudam mais as associações .
2. Estou a procura de um terreno agricola de 3ha com possibilidade de acrescentar no próximo futuro mais uns 2 ou 3 mas preciso de um contrato de arrendamento que depois me da possibilidades de comprar o terreno.

Comentários:
1 - Digo frequentemente que dentro de 10 anos Portugal será um país desenvolvido, muito melhor e diferente dos dias de hoje na sua economia  porque verifico nos vastos contatos que tenho o privilégio de viver a cada dia,  há muitas pessoas, tal como este colega romeno, estão: a planear investir na agricultura ou negócios produtivos ou turismo (setor exportador dentro de Portugal); fazer os investimentos; primeiros anos de exploração. Pouco a pouco, de forma individual, incógnita,  simples, há um vasto grupo de empreendedores que estão a construir uma nova economia, uma nova forma de fazer negócio e criar riqueza em Portugal.

2- Dou valor às pessoas que fazem como este colega, é também o meu exemplo de vida, têm determinada formação formal mas trabalham em áreas diferentes, aquelas para as quais têm trabalho disponível, e por último nunca desistem do seu sonho de vida, da área de formação básica.

3 - As ajudas públicas para apoio ao investimento na agricultura estão previstas para pessoas singulares ou empresas. Recomendo por efeitos fiscais que invista na agricultura através de uma empresa unipessoal ou sociedade.

4 - Na minha opinião é boa estratégia arrendar os terrenos e se for seu objetivo compra-los a médio longo prazo, faça um contrato de arrendamento com opção de compra.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM