O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Dúvidas

" Bom Dia Eng. José Martino O meu nome e ... sou romeno mas vivo em Portugal há mais de 7 anos, venho de uma família com base em agricultura e continuei a formacao como tecnico Agronomo e depois tirei o curso de engenharia em Gestão económica e desenvolvimento rural pela Universidade Agronómica e Medicina Veterinária de Bucharest.

Aqui em Portugal nao consegui ainda nada em minha área, por tanto desenvolvi outros trabalhos a nível comercial. Surgindo agora idea junto com o programa PDR 2020 a possibilidade de criar o meu próprio negocio, claro depois aparecem as duvidas:
1. E melhor entrar no projeto só ou criar uma associacao agricola com vários amigos tendo em conta que a nível de investimento por parte do programa , ajudam mais as associações .
2. Estou a procura de um terreno agricola de 3ha com possibilidade de acrescentar no próximo futuro mais uns 2 ou 3 mas preciso de um contrato de arrendamento que depois me da possibilidades de comprar o terreno.

Comentários:
1 - Digo frequentemente que dentro de 10 anos Portugal será um país desenvolvido, muito melhor e diferente dos dias de hoje na sua economia  porque verifico nos vastos contatos que tenho o privilégio de viver a cada dia,  há muitas pessoas, tal como este colega romeno, estão: a planear investir na agricultura ou negócios produtivos ou turismo (setor exportador dentro de Portugal); fazer os investimentos; primeiros anos de exploração. Pouco a pouco, de forma individual, incógnita,  simples, há um vasto grupo de empreendedores que estão a construir uma nova economia, uma nova forma de fazer negócio e criar riqueza em Portugal.

2- Dou valor às pessoas que fazem como este colega, é também o meu exemplo de vida, têm determinada formação formal mas trabalham em áreas diferentes, aquelas para as quais têm trabalho disponível, e por último nunca desistem do seu sonho de vida, da área de formação básica.

3 - As ajudas públicas para apoio ao investimento na agricultura estão previstas para pessoas singulares ou empresas. Recomendo por efeitos fiscais que invista na agricultura através de uma empresa unipessoal ou sociedade.

4 - Na minha opinião é boa estratégia arrendar os terrenos e se for seu objetivo compra-los a médio longo prazo, faça um contrato de arrendamento com opção de compra.    

Sem comentários: