O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 15 de março de 2015

Associo-me a OP ou desisto do projeto?


Caro Engº José Martino
Desde já felicito-o pelo seu empenho e pela sua enorme vontade em dinamizar a nossa agricultura.
O meu nome é ..., sou Zootécnica de formação, mas resolvi enveredar pela produção agrícola, nomeadamente framboesa.
Estou ainda a aguardar pela análise do projecto. Submeti a candidatura no ano passado pelo PRODER e agora fui uma das infelizes contempladas com a mudança para o PDR2020.
O facto de estar ou não associada a uma organização de produtores pode influenciar a minha decisão final de avançar com o projecto, caso este seja aprovado. As questões que lhe quero colocar são se, sendo produtora de pequenos frutos, tenho obrigatoriamente de estar associada a uma organização de produtores de pequenos frutos ou se pode ser algo mais geral, como uma OP de frutos ou hortícolas e se essas OP têm de ser homologadas pelo Ministério da Agricultura.
O local onde farei a instalação fica em ...., distrito do Interior de Portugal, sendo, a meu ver, "deslocado" das duas OP que eu conheço (não sei se existirão outras), a Bfruit e a Lusomorango. Ainda não conheço os estatutos de nenhuma delas e por isso não sei como actuam, nem qual a sua abrangência geográfica.
Fico desde já grata se puder ajudar-me nestas questões.

Comentários:
1 - Ser associada de OP dá-lhe uma majoração na ajuda ao investimento de 5% e um valor adicional no prémio de 5 000 euros.

2 - Se estas diferenças a impedirem de avançar com o projeto de produção de framboesas, deve, na minha opinião, não enveredar por ser jovem empreendedora na agricultura, nesta ou noutras atividades.

3 - Aconselho a consultar a Bfruit e a Lusomorango porque podem aceitá-la como associada, caso o seu projeto tenha qualidade e dimensão para ter produções que sejam mais valia para as OP.

4 - Qual a mais valia de produzir framboesa nessa região? Não teria melhores resultados com mirtilos ou groselhas?

 

Sem comentários: