Associo-me a OP ou desisto do projeto?


Caro Engº José Martino
Desde já felicito-o pelo seu empenho e pela sua enorme vontade em dinamizar a nossa agricultura.
O meu nome é ..., sou Zootécnica de formação, mas resolvi enveredar pela produção agrícola, nomeadamente framboesa.
Estou ainda a aguardar pela análise do projecto. Submeti a candidatura no ano passado pelo PRODER e agora fui uma das infelizes contempladas com a mudança para o PDR2020.
O facto de estar ou não associada a uma organização de produtores pode influenciar a minha decisão final de avançar com o projecto, caso este seja aprovado. As questões que lhe quero colocar são se, sendo produtora de pequenos frutos, tenho obrigatoriamente de estar associada a uma organização de produtores de pequenos frutos ou se pode ser algo mais geral, como uma OP de frutos ou hortícolas e se essas OP têm de ser homologadas pelo Ministério da Agricultura.
O local onde farei a instalação fica em ...., distrito do Interior de Portugal, sendo, a meu ver, "deslocado" das duas OP que eu conheço (não sei se existirão outras), a Bfruit e a Lusomorango. Ainda não conheço os estatutos de nenhuma delas e por isso não sei como actuam, nem qual a sua abrangência geográfica.
Fico desde já grata se puder ajudar-me nestas questões.

Comentários:
1 - Ser associada de OP dá-lhe uma majoração na ajuda ao investimento de 5% e um valor adicional no prémio de 5 000 euros.

2 - Se estas diferenças a impedirem de avançar com o projeto de produção de framboesas, deve, na minha opinião, não enveredar por ser jovem empreendedora na agricultura, nesta ou noutras atividades.

3 - Aconselho a consultar a Bfruit e a Lusomorango porque podem aceitá-la como associada, caso o seu projeto tenha qualidade e dimensão para ter produções que sejam mais valia para as OP.

4 - Qual a mais valia de produzir framboesa nessa região? Não teria melhores resultados com mirtilos ou groselhas?

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM