Que atividade agrícola devo escolher?


Exmo. Senhor Eng. José Martino

Tenho acompanhado com muito interesse o seu blog faz algum tempo, infelizmente e só agora tenho oportunidade o contactar.

Vivo e trabalho em Angola faz alguns anos e agora por motivos de acidente, estou em Portugal (e estarei por uns meses) a recuperar de uma lesão.

Tenciono regressar a Portugal definitivamente e em breve(estou desgastado e cansado de estar longe da família) e gostaria de fazer alguns investimentos na área Agrícola, no entanto, manda a prudência que antes de qualquer investimento, sejam ponderadas as oportunidades/dificuldades e sobretudo o conhecimento da área, o que no meu caso é nulo, por muito que tenha ideias sobre a área, não tenho nem experiência nem formação e como não sou “ovelha” para ir atrás dos outros quero fazer o meu projecto à minha maneira (a minha formação de base é na área da Comunicação e do Marketing e a minha experiencia profissional é sobretudo internacional). Gostaria de lhe colocar algumas questões e sei que em breve irei contactar a sua empresa para discutir mais aprofundadamente este assunto, nomeadamente:

1 Necessito de um curso geral (básico) sobre Agricultura e Gestão Agrícola (queria aproveitar esta paragem de uns meses em Portugal para o fazer) pode-me indicar algum na zona Norte, por favor?;

2 Tenho interesse e disponibilidade para comprar um terreno, na Região Minho com área mínima de 50.000m2 (algo que tem sido difícil de encontrar como imagina…) como investimento para desenvolvimento de actividade agrícola, no entanto não tenho ainda uma ideia absolutamente definida sobre o que fazer nele, mas sim várias que não sei se serão exequíveis e rentáveis…

Gostaria de me dedicar à produção de vinho (verde tinto) pois acho que é um produto negligenciado…e à produção de Frutos,  nomeadamente Ameixa e Castanha (não ponho de parte as PAM).

Considera estas áreas de actuação viáveis e interessantes? Será esta região boa para estes investimentos? Que outras culturas me pode aconselhar? Ou deverei esperar até ter formação específica na área agrícola, em função de ter o terreno para me decidir?

Obviamente sei que para a montagem do investimento, vou recorrer a si e à Espaço Visual para me ajudar a passar da teoria à prática.

Muito obrigado"
 
Comentários:
1 -  Li esta madrugada um artigo em que está estudado que os empreendedores de sucesso são aqueles que possuem qualidades de fazer acontecer em lugar do domínio do conhecimento técnico. Pela minha própria experiência empresarial,   posso afirmar que a atitude e determinação na procura do cumprimento dos objetivos, no conhecimento e domínio dos pormenores, é mais importante para o sucesso empresarial na agricultura que a licenciatura ou mestrado nessa área.

2 - Recomendo construção do seu próprio plano de negócios (mesmo que simples ou sumário) visitas de estudo a explorações agrícolas, estágio numa exploração agrícola. Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

3 - Para as produções que tem interesse procure, em primeiro lugar, operadores para a sua comercialização e valorização, pois caso contrário, corre o risco de se equivocar nos resultados económicos. Das atividades que elencou a de maior potencial económico é a castanha, mas a longo prazo (5/8 anos).

4 - Escolha as atividades agrícolas em função da sua vocação pessoal: maior ou menor gosto pelos pormenores ou estar confinado num espaço físico.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM