Será rentável?


"Olá sr eng muito boa noite, vivo na zona de ... e estou a pensar  fazer investimento jovem agricultor no seguimento gostaria de saber a sua opinião, o investimento baseia s em cerca de 7,5 8 ha de castanheiro cerca de 4 ha de avelãs e cerca de 1,5 ha de amêndoa podendo estes espaços ser aumentados se estas duas últimas culturas tiverem boa aderência, a exploração teria ainda cerca de 50 ovinos de raça churra galega brigantina. A minha grande questão seria saber se para este investimento contemplar um armazém e um tractor e equipamentos de ajuda a produção dos frutos secos, será que este projecto pelo que eu lhe pude dizer embora de forma sucinta teria viabilidade ?
Desde já obrigado pela atenção, é de louvar todo seu trabalho
Cumps"

Comentários:
1 - A rentabilidade dos investimentos nas atividades que pretende desenvolver varia em função dessas mesmas atividades e respetivas dimensões, depende também se irá cultivar em sequeiro ou regadio, dos valores de investimento nas plantações e do montante em causa para a mecanização e construção (o indicado no seu texto) para além de outros melhoramentos fundiários que sejam necessários à boa instalação do projeto.

2 - A rentabilidade do investimento deve ser calculada após a definição integral de todos os itens de investimento e da elaboração do projeto porque me parece que mesmo com tudo otimizado a rentabilidade, a existir, não deve ser muito elevada.

3 - Além da rentabilidade deve preocupar-se com o planeamento financeiro porque no seu caso os primeiros anos serão muito exigentes em capitais próprios, não há produções e há custos de manutenção das plantações.

4 - A dimensão de atividade nos ovinos é reduzida, não gera capitais para equilibrar a tesouraria e será uma fonte de dispersão no trabalho da exploração. Na minha opinião deveria estrutarar o seu projeto com duas atividades só acrescentando uma terceira quando tivesse dominado integralmente as primeiras.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM