O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 31 de março de 2015

Será rentável?


"Olá sr eng muito boa noite, vivo na zona de ... e estou a pensar  fazer investimento jovem agricultor no seguimento gostaria de saber a sua opinião, o investimento baseia s em cerca de 7,5 8 ha de castanheiro cerca de 4 ha de avelãs e cerca de 1,5 ha de amêndoa podendo estes espaços ser aumentados se estas duas últimas culturas tiverem boa aderência, a exploração teria ainda cerca de 50 ovinos de raça churra galega brigantina. A minha grande questão seria saber se para este investimento contemplar um armazém e um tractor e equipamentos de ajuda a produção dos frutos secos, será que este projecto pelo que eu lhe pude dizer embora de forma sucinta teria viabilidade ?
Desde já obrigado pela atenção, é de louvar todo seu trabalho
Cumps"

Comentários:
1 - A rentabilidade dos investimentos nas atividades que pretende desenvolver varia em função dessas mesmas atividades e respetivas dimensões, depende também se irá cultivar em sequeiro ou regadio, dos valores de investimento nas plantações e do montante em causa para a mecanização e construção (o indicado no seu texto) para além de outros melhoramentos fundiários que sejam necessários à boa instalação do projeto.

2 - A rentabilidade do investimento deve ser calculada após a definição integral de todos os itens de investimento e da elaboração do projeto porque me parece que mesmo com tudo otimizado a rentabilidade, a existir, não deve ser muito elevada.

3 - Além da rentabilidade deve preocupar-se com o planeamento financeiro porque no seu caso os primeiros anos serão muito exigentes em capitais próprios, não há produções e há custos de manutenção das plantações.

4 - A dimensão de atividade nos ovinos é reduzida, não gera capitais para equilibrar a tesouraria e será uma fonte de dispersão no trabalho da exploração. Na minha opinião deveria estrutarar o seu projeto com duas atividades só acrescentando uma terceira quando tivesse dominado integralmente as primeiras.  

Sem comentários: