Vespa do castanheiro: o que fazer?

"Caro engenheiro,
Estou nesta altura a ponderar integrar um projeto de plantação de castanheiros no norte do país, mais precisamente no distrito de Viana.
O meu principal receio neste momento prende-se com a presença da vespa do castanheiro em Portugal.
Gostaria de lhe perguntar se não considera tratar-se de uma área de investimento com risco elevado devido à vespa."


Comentários:
1 - O investimento nos castanheiros parece-me uma excelente opção porque se trata de uma atividade produtiva que tem um valor muito interessante de diferença entre preço de venda das castanhas e custo efetivo de produção.

2 - Pode incorporar tecnologia para diminuir o número de anos até atingir a plena produção, incrementar a produtividade e qualidade das castanhas: boa preparação de terreno ao nível da fertilização sobretudo com matéria orgânica (50 litros por planta), sistema de rega por microaspersão com fertirrigação, nutrição adequada nos primeiros 5 anos, etc.

3 - Quanto à vespa asiática recomendo que plante a variedade francesa "Buoche de Bétizac", resistente à praga e que nela enxerte a variedade portuguesa mais ajustada à sua região.

4 - Creio que no futuro existirão opções técnicas para controlar a vespa asiática, no entanto, mesmo assim não conseguir produzir de forma rentável devido à praga, recomendo que nessa altura, como último recurso,  corte a planta abaixo da zona do enxerto e produza a variedade hibrida "Bouche de Bétizac"

5 - Na minha opinião não deve à partida optar pela produção de "Bouche de Bétizac" porque são  melhor opção as variedades portuguesas de castanha.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM