É viável realizar um projeto agrícola?


"Boa tarde Sr. Eng. José Martino, venho por este meio perguntar-lhe e desculpe o meu atrevimento, se, realmente hoje em dia é viável realizar um projeto agrícola.

Eu gostaria de realizar um projeto com um ha de amendoeiras, mas tenho um pouco de receio que tenha muitos custos e eu vou ficar desempregada :(

Pode dar-me a sua opinião??

Cumprimentos,"
 
 
Comentários:
1 - Todos os projetos agrícolas são viáveis se implementados por empreendedores competentes, com o mínimo de capitais próprios (15% do investimento total) e com ligação ao mercado. 

2 - Para o seu projeto ter sucesso deverá responder às seguintes questões, verificando se correspondem às suas expetativas:
Qual o objetivo do seu projeto? Quanto terá que investir? Qual o rendimento que pensa obter com 1 hectare de amendoeiras? Quando irá obter rendimento?

3 - A minha opinião: só deve investir na agricultura quem tiver perfil de empreendedor (possuir capacidade para avaliar pessoas: consultores, colaboradores, fornecedores, clientes, etc. coragem para assumir riscos, determinação para fazer o que seja  necessário até atingir os objetivos, sobretudo falhar e recomeçar as vezes necessárias como se fosse a primeira vez, foco na aprendizagem dos pormenores, capacidade para gerir pessoas), o mínimo de capital para fazer face ao investimento e desvio na exploração (pelo menos 15% das necessidades totais de capital) e quem elabore um plano de negócios mesmo que sumário sobre a atividade agrícola a que se vai dedicar, ou seja, quem seja capaz de previamente ter uma boa matriz sobre o negócio a que irá dedicar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM