Como começar na agricultura?

"Bom dia Eng. Martino,
Tendo descoberto o seu blog, o qual acho interessante por permitir dissipar algumas dúvidas relativas ao início da atividade agrícola, gostaria de lhe colocar algumas questões.
Os meus pais herdaram pequenas parcelas agrícolas, nas quais já produzimos, para consumo próprio, vários produtos. Ultimamente tenho, contudo, pensado em dar aos terrenos uma utilização diferente, a qual permita daí tirar algum rendimento económico.
Sendo apreciador de cerveja, e constatando o crescente aparecimento de pequenas marcas em Portugal, pergunto-me se o cultivo de lúpulo não poderia ser interessante, até tendo em consideração (pelo que sei), a escassez do produto em solo nacional.
Apesar de tudo, tenho algumas dúvidas:
- Primeiro, e por não perceber muito de agricultura, será que a zona (Castelo de Paiva) poderia ser apropriada, tanto em termos de temperaturas como de solos? - Segundo: como fazer para escoar o produto? A venda direta a alguns produtores de cerveja seria viável?
- Terceiro: o investimento inicial seria necessariamente muito elevado?
- Por último: Tenho lido que o abandono desta cultura se deveu grandemente ao esmagamento das margens dos produtores. É possível contornar a situação?
Desde já agradeço"

Comentários:
No desenvolvimento de um processo de investimento na agricultura é prioritário encontrar o canal para escoamento e valorização das produções, sendo recomendável que os empreendedores desenvolvam os seus contatos comerciais e analisem se estas eventuais vias de comercialização serão credíveis e fiáveis. Assim sendo, recomendo que contate os produtores das cervejas artesanais e verifique se há condições para o fornecimento direto, podendo caminhar para um projeto de autor, marca na internet, projeto vertical e integrado da produção passando pela industrialização, à comercialização.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM