O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 4 de junho de 2015

Investir na agricultura

"Bom dia,

Eng. José Martino, na sua opinião, quais as duas principais qualidades que deve ter um empreendedor para ter sucesso nos seus investimentos agrícolas?

Obrigado"

Comentários:
1 - A primeira qualidade de um empreendedor deve ser a sua capacidade, inata ou aprendida, para conhecer e avaliar pessoas, consultores, fornecedores, colaboradores, clientes, prestadores de serviços, etc. No meu trabalho diário constato com casos da vida real do mais incrível que possa acontecer, empreendedores que adiantaram a fornecedores pagamentos de elevados montantes de dinheiro e ficaram dinheiro e sem serviço, sendo previamente altamente previsível que tal viesse a acontecer. Esta qualidade deve ser testada de forma permanente, fazer avaliação das pessoas com quem nos relacionamos e ir testando se a análise que fizemos é correta, ajustando os critérios e parâmetros  nosso método de realização. Recomendo que não deve ser empreendedor quem não tenho o mínimo jeito nem gosto pessoal para avaliar pessoas.

2 -  A segunda qualidade de um empreendedor é gostar e ter afinidade pessoal com a atividade que vai investir e desenvolver. Verifico que muitas vezes o maior gosto pela atividade advém de se ter obtido um maior conhecimento dos pormenores da atividade, a perceção como jogam entre si e contribuem de forma coerente e lúcida para a eficiência e eficácia dos resultados/produções.

      

Sem comentários: