MIRTILO

Eng. José Martino, bom dia,

Parabéns pelo seu blogue. É muito útil. É praticamente único no fornecimento de conhecimento de alguém que tem experiência e massa critica sobre as agriculturas de Portugal.

Na sua opinião a cultura do mirtilo é um sucesso ou irá ser um bluff?

Obrigado.

Cumprimentos".


Comentários:
1 - Na minha perspetiva a cultura do mirtilo é um excelente negócio porque a planta é relativamente resistente a pragas e doenças, o fruto tem forte potencial de mercado, relativamente fácil de cuidar se a plantação estiver implantada em local adequado de solo e clima, com as infraestruturas básicas inerentes (rega e fertirrigação automáticas, fins de linha com o comprimento adequado para a passagem do trator, estrutura de mecanização ajustada (trator, destroçador, pulverizador, etc.) rede antipássaro, armazém, máquina de colheita, etc.) necessita de pouca mão de obra (1 pessoa a tempo inteiro cuida de 8 a 12 hectares exceto colher; a colheita mecanizada e semi manual (1 máquina com 2 pessoas  tem rendimento mínimo de 100 kg / h). O custo total de produção será inferior a 2,5€ /kg.

2 - A organização da produção em OP's é essencial para se conseguir a valorização e o acesso ao mercado, bem como a assistência organizada que indique as melhores práticas culturais para cada exploração, ao longo de todo o ano.

3 - Parece-me que se poderá obter um rendimento liquido mínimo de 1 €/kg, o que equivalerá a pelo menos 12 000 euros / hectare. 

4 - O sucesso futuro da fileira está muito dependente da organização dos produtores para a comercialização em torno de pequeno número de OP (poucas que sejam eficientes e eficazes) e do peso percentual da superfície de  plantações mal instaladas e exploradas tenha na superfície total de mirtilos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM