O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 30 de junho de 2015

Mirtilos em vaso


"Boa tarde Eng. José Martino,
 
queria-lhe por uma questão se possível, tenho visto algumas fotos suas de plantação de Mirtilos em vaso, qual é a vantagem ou desvantagem de plantar no vaso ou directamente na terra e em termos de custos qual é mais caro, obrigado.

Atenciosamente".
 
 
Comentários:
1 - As vantagens de cultivar mirtilos são:
a) O compasso pode ser ajustado a cada momento em função do crescimento das plantas, sobretudo a distância entre as plantas na linha. Inicia-se a plantação colocando o dobro das plantas ou seja 1 há de superfície suporta plantas de 2 há, sendo o desdobramento realizado entre o 2.º e o 4.º ano.
b) As plantas mortas ou fracas têm fácil substituição.
c) É mais fácil e rápido atingir a plena produção.
d) A plena produção de cada uma das variedades de mirtilo é maior nas plantas em vaso
e) A longo prazo, é mais fácil substituir as variedades obsoletas, pois coloca-se uma planta jovem no meio de duas adultas e passados dois anos retiram-se as plantas adultas.
 
2 - As desvantagens de cultivar mirtilos em vasos são:
a) Maior custo de investimento na ordem dos 10 000 a 20 000 euros por hectare em telas, vasos, substrato e sistema de rega..
b) Necessidade de acompanhamento mais rigoroso ao nível da rega e fertirrigação.
c) É muito importante fazer uma boa escolha do substrato para garantir um excelente desenvolvimento radicular a longo prazo. 
 
 

Sem comentários: