O que fazer para me tornar empreendedor na agricultura?

"Bom dia,
O meu nome e ...., tenho 35 anos, nascido em Lisboa. Sou Licenciado em Direito, já trabalhei na Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra. Trabalhei sempre na área da Hotelaria.
Hoje estou de regresso a Portugal e gostaria de começar com um projeto relacionado a agricultura. Não tenho nada, terreno, conhecimento da área, pouco dinheiro, etc.. mas com facilidade consigo que me cedam um terreno para o fazer.
Quero começar com um projeto pequeno na zona do Algarve (terra onde o meu avo nasceu).
A minha questão e a seguinte:
Como começar? Existe algum manual simples e claro? Nesta área geográfica qual seria o melhor produto a cultivar uma vez que tentarei começar da forma artesanal com pouca ou nenhuma ajuda de maquinas.
Agradeço toda a ajuda e informação que me possa dispensar de forma gratuita, podendo eu recompensar um dia com produto produzido por mim no nosso pais.
Com este projeto eu no pretendo em enriquecer, apenas produzir em Portugal e quem sabe criar postos de trabalho
Com os meus melhores cumprimentos, agradeço a atenção e o tempo dedicado a esta questão."


Comentários:
1 - Como começar? pesquise neste blogue porque tem imensas ideias da condução do processo para se integrar como empreendedor na agricultura.

2 -  Pesquise na internet, visite produtores agrícolas, escreva os conhecimentos que for adquirindo.

3 - Defina bem os seus objetivos na produção agrícola porque só conseguirá saber/construir o caminho se souber para onde quer ir.

4 - Na minha opinião, não há mal se eventualmente quisesse enriquecer na agricultura porque a sustentabilidade financeira e económica de médio / longo prazo só se consegue ganhando dinheiro, mesmo que se ganhe muito dinheiro em determinados anos virão outros cujos resultados podem ser negativos devido a acidentes climáticos.

5 - Inscreva-se na formação "princípios de otimização de investimentos na agricultura", organizado pela Espaço Visual, porque numa manhã aprenderá dicas e conhecimento que doutra forma levariam meses ou anos e custos avultados em deslocações e tempo.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM