O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 23 de junho de 2015

Posso rentabilziar terreno que possuo no Sabugal?

"Bom dia Eng. José Martino.
O meu pai tem um pequeno terreno "baldio" há décadas, no interior (zona da Guarda/Sabugal) e que eu gostaria de ver recuperado e produtivo. Julgo que os incentivos do Proder 2014-2015 são a oportunidade certa para poder requalificar o terreno. Infelizmente o terreno é pequeno 3700m^2 e não tem água para regadio. Tem orientação vertical, ligeiramente inclinado (15%) em encosta virada a Sul. Será possível desenvolver um projeto neste espaço? Existe alguma aposta com rentabilidade para um terreno com estas características?
Desde já o meu mais sincero agradecimento."

Comentários:
1 - Pelas condições descritas não parece fácil a utilização agrícola no seu terreno, podendo no entanto optar pela ocupação florestal.

2 - À partida existem ajudas públicas de apoio ao investimento para todo o tipo de terrenos. E potencialmente será possivel equacionar atividades agrícolas ou florestais rentáveis para a dimensão em causa.

2 - Como a agronomia não se pode fazer por correspondência, recomendo a visita ao tereno de um técnico para avaliar o seu potencial. A Espaço Visual presta esses serviços na Beira Interior através do Eng. Nuno Barbas, técnico residente na região (924433205).

Sem comentários: