Visita à Espaço Visual do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Albuquerque - 7 agosto 2015

Discurso que Proferi na Sessão Solene da Visita à Espaço Visual do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Albuquerque - 7 agosto de 2015


Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Albuquerque,

Excelentíssimo Senhor Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Gondomar, em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Carlos Brás,

Excelentíssimo Senhor Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. Manuel Cardoso,

Excelentíssima Senhora Diretora Geral da Espaço Visual, Eng. Dina Fernandes

Excelentíssimo Senhor Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Eng. Adelino Bernardo,

Membros da equipa da Espaço Visual

Meus amigos,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

 

Em nome da equipa da Espaço Visual quero agradecer esta visita com que Vossa Excelência Senhor Secretário de Estado, nos honra, a qual representa para nós, um reconhecimento do serviço público que prestamos em prol do desenvolvimento das agriculturas de Portugal e da sua economia. Nesta jornada, nas duas visitas anteriores que efectuou teve a oportunidade de conhecer uma amostra dos resultados do trabalho da Espaço Visual, pode constatar que não nos rendemos às dificuldades e estamos dispostos, além da prestação de serviços que são o core business do nosso negócio, serviços estes que mais adiante serão apresentados, a ir mais além e investir tempo e recursos financeiros para encontrar estratégias para organizar a produção e a comercialização em diversas fileiras, como por exemplo, pequenos frutos, kiwi, castanha.

Damos nota pública do trabalho de Vossa Excelência, Senhor Secretário de Estado, na estabilidade do contexto orçamental nacional e na negociação com a comissão europeia, na melhoria da organização e planeamento dos concursos, sendo notável nos últimos quatro anos os resultados alcançados ao nível do pagamento atempado das ajudas públicas ao investimento. Por outro lado, entre outros, reconhecemos que há trabalho a fazer no que diz respeito ao cumprimento dos diversos prazos intermédios da tramitação das ajudas, na uniformização do funcionamento dos diversos serviços do ministério da agricultura ao longo de todo o território continental.

Agradecemos à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, na pessoa do seu Diretor aqui presente, o seu trabalho e os resultados alcançados, exemplo, a liderança na instalação dos jovens agricultores, bem como os resultados alcançados nas restantes linhas de apoio.

À Câmara Municipal de Gondomar registamos a sua presença neste evento, ela é para mim gondomarense de gema, uma mais-valia para quem sempre fez o que esteve ao seu alcance para colocar este concelho num patamar mais alto do desenvolvimento económico e social. Sr. Vereador, muito obrigado pela presença.

Agradeço o apoio financeiro que os bancos nos têm concedido, seja a Caixa de Credito Agrícola da Área Metropolitana do Porto, Entidade Financeira com quem temos parceria desde há alguns anos, fruto da confiança que em nós depositou o Dr. José Cunha da Silva, presidente do conselho de administração, recentemente falecido, a quem presto a minha homenagem póstuma. Peço à Dra. Licinia Bugalho aqui presente que transmita aos restantes membros do conselho de administração este nosso registo.
Agradeço à CGD na pessoa do Dr. Paulo Pinto, aqui presente, pelo apoio financeiro com excelentes condições, afirmo e posso atestar pela nossa experiência, que este banco está a apoiar a economia real.
Agradeço a presença de todos aqui presentes  

Feita esta introdução peço à Sra. Eng. Dina Fernandes que nos faça uma curta apresentação da Espaço Visual.

….

Agora que conhecem um pouco do nosso trabalho, quero dar nota transmitir-vos o enorme orgulho que tenho nos resultados obtidos pela equipa da Espaço Visual, a qual tenho a honra de liderar, resultados estes que são frutos do vosso muito trabalho, caros colegas, mais que tudo da vossa capacidade de acreditar que as nossas ideias são boas, que se podem materializar os nossos sonhos, bem como são realistas e aplicáveis as estratégias e os processos “fora da caixa” que somos exímios a engendrar. O meu obrigado à Eng. Dina Fernandes, pela materialização operacional da estratégia da empresa, nestas novas instalações que ocupamos desde o ano passado, no alargamento dos serviços prestados, na integração dos novos colegas e na dinamização das equipas. Estendo este agradecimento aos coordenadores e restantes colaboradores da Espaço Visual.

Por último, faço votos que do resultado desta visita de Vossa Excelência, Senhor Secretário de Estado, fique mais visível para a sociedade portuguesa e para o seu mundo rural, que é possível fazer mais e melhores negócios na agricultura, porque há quem tenha sucesso neste setor e que este é resultante, primeiro, do acreditar que se pode ter sucesso e segundo, do trabalho, muito, feito com rigor e disciplina, tendo como matriz fazer a operação cultural certa na hora certa. Para obter mais e melhores negócios além do indicado é preciso juntar políticas públicas de nova geração, estáveis e coerentes, como as que se iniciaram nos últimos anos. Além do mais, estes excelentes resultados podem ser ampliados a mais agricultores e suas organizações. Em suma, é minha convicção que percorrer este caminho levará as agriculturas de Portugal, dentro de poucos anos, a terem forte contributo no PIB e incremento no respetivo valor acrescentado.

Tenho dito!

Muito obrigado!    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM