Quer um negócio agrícola de sucesso? Apareça!

Em 2014, a consultora agrícola Espaço Visual, de que sou máximo responsável, lançou-se num arrojado desafio.
O ProDeR ia ser substituído pelo PDR 2020. Não era só uma questão de nome, era todo um processo legislativo e burocrático que ia ser revisto em profundidade.
Na altura, pensei que as entidades públicas ligadas ao setor agrícola iam tomar em mãos o dever de sensibilizar e esclarecer os jovens agricultores, os potenciais candidatos a lançarem um projeto agrícola aos fundos comunitários.
Se isso aconteceu, não me apercebi. E ser distraído não é um dos meus defeitos.
Face ao desconhecimento que grassava no seio dos agentes agrícolas e no mundo rural, decidi que a Espaço Visual ia fazer aquilo que as entidades públicas deviam ter feito e, ao que parece, não fizeram.
Informar, esclarecer, sensibilizar.
A Espaço Visual, com os seus recursos próprios, montou um programa de sessões de esclarecimento sobre as diferenças entre ProDeR e o PDR 2020, que abrangeu todas as 18 capitais de distrito de Portugal.
Com um enorme sucesso.
Fizemos chegar presencialmente a informar e o conhecimento a quase mil interessados, e a várias dezenas de milhar através das redes sociais e dos órgãos de comunicação social.
A entrada nessas sessões de esclarecimento sempre foi livre.
A Espaço Visual, uma empresa privada, fez serviço público.


Agora, em colaboração com a Caixa de Crédito Agrícola e outras entidades que em breve divulgaremos, propomo-nos lançar uma série de workshops para explicar como se cria um negócio agrícola de sucesso.
Tem reparado que apesar de todos termos muita informação ao nosso dispor, ainda há quem se lance numa aventura sem ter todo o conhecimento em seu poder.
É preciso ter a noção que para se criar um negócio agrícola de sucesso é preciso possuir uma série de valências e conseguir superar obstáculos importantes.
É como fazer uma refeição equilibrada, saudável e saborosa. Todos os ingredientes têm de estar lá, com peso, conta e medida.
É isso que a Espaço Visual se propõe a partir do dia 2 de novembro, pelas 18.30 horas, em Viana do Castelo, em colaboração com a CCA Noroeste.
Eu estarei lá para explicar que não basta querer (apesar de ser importante) ser um empresário agrícola.
Às vezes parece que temos tudo e falta, por exemplo, ...o perfil.
Venha informar-se e esclarecer-se.
A entrada é livre mas necessita de inscrição em www.espaco-visual.pt.
Apareça!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM