O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 29 de novembro de 2015

Tenho 45 anos. que apoios públicos ao investimento posso captar?

"Boa Noite Exmo sr. Engenheiro José Martino.
Venho por este meio pedir-lhe informações acerca de um hipotético projecto agrícola, que talvez pretenda implementar. Dados que penso serem importantes para a percepção do que desconheço e para compreensão da minha situação envolvente: - Sou um desempregado de longa data. - Qual os apoios e percentagens dos mesmos, no valor do custo total de projecto? - Pretendo, criar e comercializar uma alga. - Tenho 45 anos - Vivo com uma companheira, mas com IRS à separados. - O avô da minha companheira tem terrenos agrícolas no Ribatejo, tendo sempre sido agricultor. - É num dos terrenos do avô da minha companheira, que pretendia implementar o projecto. - Até que idade se é considerado jovem agricultor? - Os terrenos não estão no meu nome, como percebeu. - O que terei de efectuar para poder aceder a fundos comunitários para a criação deste projecto, visto não ser o dono dos terrenos, nunca ter desenvolvido uma actividade agrícola?"

Comentários:
1 - Para um projeto de investimento na agricultura pode ter um incentivo não reembolsável máximo de 50% face ao investimento elegível.

2 - Os apoios relativos para a 1.ª instalação como jovem agricultor terminam no dia em que o proponente faz 41 anos.

3 - Pode utilizar os terrenos para candidatura aos fundos públicos que apoiam os investimentos na agricultura através da celebração de um contrato de comodato (cedência gratuita) ou de arrendamento entre o proprietário (avô da companheira) e o proponente (leitor). 

Sem comentários: