Que atividade agrícola escolher para ter um projeto de jovem agricultora rentavel em 1,5 ha de terreno?

"Boa noite, Sr. Engenheiro José Martino.
Venho por este meio, pedir-lhe algumas informações sobre a produção de pistachos. Tenho 32 anos e alguns terrenos, do meu pai, que por motivos de saúde não os está a cultivar. Assim, juntamente com a minha irmã, temos pensado em candidatarmos-nos ao programa "jovem agricultor", de modo a rentabilizarmos os quase 3ha, mas estamos com alguma dificuldade em decidir o que produzir.
Numa 1ª fase, pensámos em ervas aromáticas, mas ao queremos um projeto para cada uma, a área para se tornar rentável, tornava-se pouca. Depois, passámos para a lavanda, mas segundo me informaram, não é rentável cada uma fazer o seu projeto.
Hoje, quando via as notícias do JN, a produção dos pistachos chamou-me a atenção, comecei a pesquisar e cheguei até ao seu blog, reparando que têm sido feitos alguns workshops. Deste modo, pretendo saber: qual a área mínima rentável; se Fafe, distrito de Braga, é aconselhável para a referida produção."

Comentários:
1 - Em primeiro lugar devem equacionar quais as culturas ou atividades agrícolas mais ajustadas para os vossos 1,5 hectares de exploração agrícola por jovem agricultora, ou seja, terão de escolher atividades intensivas cujos investimentos se rentabilizem e permitem gerar rendimentos para sustentar uma família. Exemplos: framboesas, mirtilos, cogumelos, amoras, groselhas, caracóis, porcos bísaros, floricultura, horticultura, etc.
2 - Em segundo lugar devem analisar se as Vossas vocações pessoais estão em linha com alguma dessas atividades para correrem o risco de abraçarem atividades agrícolas para os próximos 10 a 15 anos que não estejam em linha com cada uma das Vossas  aspirações pessoais. Exemplo: uma pessoa que não tenha perfil para trabalhar em ambientes confinados como é o meu caso  pessoal como estufas ou túneis, não devem trabalhar todos os dias nessas atividades sob pena de se sentirem infelizes e violentadas no seu interior.
3 - O concelho de Fafe é trabalhado pela EvBasto pelo que apresento a sugestão de pedir à Dra. Elizabete Ribeiro, consultora desta empresa que lhe faça uma visita (913801256)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM