O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Que atividades agropecuárias para Amarante?

 
Boa noite Eng.º José Martino,
Tenciono investir num projeto agrícola e com a leitura do artigo fiquei interessado na cultura do Pistacho. O espaço geográfico para o projeto seria o concelho de Amarante, limítrofe ao de Vila Real, que de algum modo penso ter significativas semelhanças de clima para o cultivo mencionado.
 
A minha pretensão é de propiciar uma cultura intensiva, solicitando aqui ao Eng.º José Martinho, orientações no sentido de esclarecer os requisitos em termos de área que o cultivo exige, entre outros assuntos que considere para o contexto, assim como, informação relativa à existência de alguma organização de produtores que assegure o pleno escoamento do produto.
 
Para finalizar, permita-me mencionar que outra cultura tem sido alvo de interesse para atividade de jovem agricultor, nomeadamente a do mirtilo. Será esta última mais adequada para a região mencionada? Relativamente à existência de organização de produtores, existe maior segurança nesta cultura?
 
Comentários:
1 - O distrito do Porto não tem aptidão climática para a cultura do pistácio (verificar mais detalhe em posts sobre este tema neste blogue).
 
2 - Para o concelho de Amarante pode pensar na vinha, mirtilo, framboesa, kiwis, maçãs de variedades autóctones, cogumelos, bovinos maroneses, porcos raça bísara, etc.  
 
3 - Recomende que marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

Sem comentários: