O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tem interesse pistácio e amêndoa em Mirandela?

 
"Boa noite sr. engenheiro,
Chamo- me ... tenho 25 anos e sou possuidor de 3 hectares de terras de cultivo na zona de Mirandela. Estou ainda em vista de adquirir mais 5 hectares. Queria lhe perguntar se acha que o investimento na cultura de amendoeiras e pistachio seria rentável.
Já há algum tempo que ando a pensar candidatar-me ao pdr 2020 e fazer o curso de jovem agricultor. Gostaria de saber a sua opinião. Desde já um muito obrigado pela sua disponibilidade e pelo seu blogue"
 
Comentários:
1 - A cultura do pistácio parece-me muito rentável em regadio para o concelho de Mirandela, desde que os terrenos em causa tenham aptidão de solos e clima para esta cultura.
2 - A cultura da amêndoa tem rentabilidade em regadio embora que pareça que a médio prazo a sua margem bruta irá ficar muito estreita devido ao elevado número de hectares de amendoal que se estão a plantar em Espanha.
3 - Na minha opinião deve candidatar-se aos apoios da PDR 2020 para se instalar como jovem agricultor. Para essas culturas começará pelos 8 hectares e passados alguns anos terá de caminhar para os 20 a 30 hectares para tirar melhor rentabilidade do investimento e da sua capacidade de gestão.
4 - Para o ajudar sobre a melhor estratégia para se tornar um empreendedor marque uma consulta com a Eng. Inês Anacleto da Espaço Visual (910905474)

Sem comentários: