O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 2 de março de 2016

O que cultivar em Montalegre?


" Boa tarde Sr. Egº.

Dada a qualidade e franqueza das suas respostas aos restantes interessados, gostaria de lhe colocar duas questões:

Possuo um terreno com cerca de 5 ha na área de Salto, na parte sul do concelho de Montalegre, que gostaria de candidatar ao Portugal2020. Nas minhas pesquisas ainda não visualizei nenhuma cultura que possa ser implementada no clima frio, com geada e alguma neve da região. Através da sua experiência poderá o sr. engº recomendar algum frutícola capaz de se adaptar ao clima?

Em alternativa, poderá a cultura em hidroponia minimizar a questão do clima?

Grato desde já pela atenção,

Cordialmente,"

Comentários:
1 - Que culturas ou atividades agricolas observa na envolvente ao seu terreno? Os técnicos agricolas que conhecem o seu terreno o que lhe aconselham a investir?

2 - Gostaria de opinar sobre possibilidades de investimento mas recuso-me a fazer agronomia sem conhecer e avaliar o potencial produtivo dos terrenos, os seus solos e climas.

3 - Não me parece que a hidroponia possa ultrapassar as eventuais limitações climáticas que o seu terreno possui para a agricultura  porque é um método de produção que elimina o solo.

Sem comentários: