O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 6 de junho de 2016

porque é que sempre que se fala em agricultores e em apoios referem-se quase exclusivamente a Jovens Agricultores?

Levanto uma questão: porque é que sempre que se fala em agricultores e em apoios referem-se quase exclusivamente a Jovens Agricultores. Admiro e admito que se devam incentivar sobretudo os jovens, agricultores ou não. Mas não há apoios para Novos Agricultores? Sou um jovem de 48 anos, novo na agricultura, e quero trocar a vida de empresário pela de agricultor. Bem hajam!

Comentários:
1 - Falam-se mais nos apoios públicos à instalação de jovens agricultores porque são mais generosos: mais 10 % de subsídio a fundo perdido no apoio ao investimento, ao qual acresce um prémio de 1:ª instalação (varia entre 15 000 e 31 250 euros). Além disso, na minha opinião, há maior probabilidade de um jovem captar apoio ao investimento face a outro proponente "não jovem" porque para estes últimos há maior procura face ao orçamento disponivel.

2 - Há apoios para os não jovens agricultores:35% a 50% do investimento elegivel como incentivo não reembolsável.

3 - Pode fazer uma sociedade por quotas com um jovem agricultor e desde que este seja gerente e detenha a maioria do capital social, esta empresa obtém as mesmas ajudas do jovem agricultor.    

Sem comentários: