porque é que sempre que se fala em agricultores e em apoios referem-se quase exclusivamente a Jovens Agricultores?

Levanto uma questão: porque é que sempre que se fala em agricultores e em apoios referem-se quase exclusivamente a Jovens Agricultores. Admiro e admito que se devam incentivar sobretudo os jovens, agricultores ou não. Mas não há apoios para Novos Agricultores? Sou um jovem de 48 anos, novo na agricultura, e quero trocar a vida de empresário pela de agricultor. Bem hajam!

Comentários:
1 - Falam-se mais nos apoios públicos à instalação de jovens agricultores porque são mais generosos: mais 10 % de subsídio a fundo perdido no apoio ao investimento, ao qual acresce um prémio de 1:ª instalação (varia entre 15 000 e 31 250 euros). Além disso, na minha opinião, há maior probabilidade de um jovem captar apoio ao investimento face a outro proponente "não jovem" porque para estes últimos há maior procura face ao orçamento disponivel.

2 - Há apoios para os não jovens agricultores:35% a 50% do investimento elegivel como incentivo não reembolsável.

3 - Pode fazer uma sociedade por quotas com um jovem agricultor e desde que este seja gerente e detenha a maioria do capital social, esta empresa obtém as mesmas ajudas do jovem agricultor.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM