Monda de Kiwis


A monda de frutos em pomares de kiwis é uma técnica cultural que promove o incremento da qualidade dos frutos colhidos (são retirados os frutos com defeitos de epiderme, forma e pequeno tamanho).

A monda de frutos é realizada manualmente com várias passagens pela plantação. Deve começar 2 a 3 semanas após o vingamento e terminar 3 a 4 semanas depois. A oportunidade de realização desta operação cultural nos kiwis é chave para o seu sucesso (recomenda-se a sua execução o mais cedo possivel para que os frutos que fiquem na árvore cresçam mais e obtenham maior calibre).


O peso perdido pela rejeição de frutos é compensado no incremento de peso dos frutos que ficam na árvore assim como por não haver custos de colheita e transporte de frutos que não serão aceites para comercialização.

Esta operação cultural cria embaraços para muitos kiwicultores porque não é fácil do ponto de vista cultural aceitar que se eliminem frutos deitando-os ao chão, fica-se na expetativa que os frutos irão crescer, acaba por se fazer a monda tardia, fora do período temporal recomendado, diminui-se a carga por árvore mas os frutos que ficam não crescem pela eliminção dos frutos comcorrentes devido à planta já ter feito a leitura fisiológica que tem elevado número de frutos para alimentar. Neste caso há o custo de executar a operação mas não há a contrapartida financeira do incremento do calibre dos frutos produzidos que obteriam maior valor por quilo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM