O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 2 de julho de 2016

Monda de Kiwis


A monda de frutos em pomares de kiwis é uma técnica cultural que promove o incremento da qualidade dos frutos colhidos (são retirados os frutos com defeitos de epiderme, forma e pequeno tamanho).

A monda de frutos é realizada manualmente com várias passagens pela plantação. Deve começar 2 a 3 semanas após o vingamento e terminar 3 a 4 semanas depois. A oportunidade de realização desta operação cultural nos kiwis é chave para o seu sucesso (recomenda-se a sua execução o mais cedo possivel para que os frutos que fiquem na árvore cresçam mais e obtenham maior calibre).


O peso perdido pela rejeição de frutos é compensado no incremento de peso dos frutos que ficam na árvore assim como por não haver custos de colheita e transporte de frutos que não serão aceites para comercialização.

Esta operação cultural cria embaraços para muitos kiwicultores porque não é fácil do ponto de vista cultural aceitar que se eliminem frutos deitando-os ao chão, fica-se na expetativa que os frutos irão crescer, acaba por se fazer a monda tardia, fora do período temporal recomendado, diminui-se a carga por árvore mas os frutos que ficam não crescem pela eliminção dos frutos comcorrentes devido à planta já ter feito a leitura fisiológica que tem elevado número de frutos para alimentar. Neste caso há o custo de executar a operação mas não há a contrapartida financeira do incremento do calibre dos frutos produzidos que obteriam maior valor por quilo.

Sem comentários: