O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Pistácio/Pistacho



Boa tarde José Martino,
Tenho vindo a acompanhar o seu blog há já algum tempo e gostaria de agradecer-lhe todas as valiosíssimas informações que disponibiliza.
Tenho intenção de investir na produção do pistacho e queria fazer-lhe algumas preguntas para as quais ainda não encontro resposta.
O terreno que tenciono adquirir tem 12 ha, encontra-se em Mirandela e tem possibilidade para agricultura em regadio. E pelas avaliações que fiz leva-me a crer que garante as condições edafo-climaticas ideais para esta cultura. O que acha?

Comentários:
1. Mirandela tem boas condições de clima para a cultura do pistácio: frio de Inverno superior a 1100 h, muito calor de primavera e verão, etc.

2. O regadio é a melhor estratégia para cultivar o pistácio porque acelera a sua entrada em produção e incrmenta fortemente a produtividade.

3. A superfície de plantação de 10 ha é uma dimensão muito interessante para se começar nesta atividade cuja economia de escala (dimensão de actividade que gera os custos fixos mais baixos) é superior a 20 ha.

4. Para a melhor escolha de variedades e porta-enxertos marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852). 

Sem comentários: