Teste de autoavaliação do perfil de empreendedor

Na minha opinião quem pensa iniciar-se nos negócios da agricultura deve responder à seguinte bateria de questões respondendo com honestidade ao seguinte teste de Auto avaliação do perfil de empreendedor:

1- Tenho uma ideia clara do negócio agrícola que gostaria de concretizar?

2- Qual o objetivo que tenho ao abraçar este negócio? 
     - Concretizar um sonho de vida?
     - Provar que as minhas ideias são concretizáveis e funcionam?
     - Obter o meu posto de trabalho e a sua remuneração?            
     - Rentabilizar terras de família?
     - Remunerar capitais?
     - Outros objectivos?

3- Principais razões que me fazem gostar de determinada atividade do negócio agrícola?

4 - Tenho ideia das dificuldades para concretizar o meu negócio?

5 - Qual o grau de assertividade que possuo para avaliar pessoas?

(Classificar de zero a cinco)

6- Da minha experiência pessoal, quando adjudiquei casa, carro, etc. por norma faço um cenário mental de avaliação do fornecedor e do seu representante, pessoa que tenho à minha frente?

7- Revejo essa avaliação ao longo do tempo tendo por base novos dados e informações. Se sim, qual a percentagem em que acerto?

8 - Tenho gosto em liderar equipas de trabalho? Ou não possuindo experiência nem ideia deste ponto do meu perfil estou disponível a tentar pois é meu objetivo de vida fazê-lo se tal for importante para o sucesso do meu negócio?

9 - Gosto de comunicar com pessoas?

10- Tenho facilidade em explicar ao grupo o que deve fazer?

11- Quando o grupo não está a seguir as minhas indicações tenho facilidade em comunicar-lhe que não está a proceder corretamente e as novas indicações?

12- Quando os objetivos não estão a ser cumpridos, a minha 1.ª reação é culpar:
a)A mim próprio como 1.º responsável e líder do grupo?
b)A equipa no seu conjunto porque é incompetente?
c)Ao membro da equipa que falhou?
d)Outros?
e)Este país?

13- Quando os processos correm mal tenho tendência a desistir ou pelo contrário só termino quando atinjo os objetivos mesmo que para tal tenha de recomeçar várias vezes?

14- A coragem faz parte do meu traço de personalidade?

15- Tenho resistência pessoal quando ao longo dos processos estes são muito trabalhosos, desgastantes e exigentes?

16- Sou determinado naquilo que me proponho fazer ou mudo frequentemente de objetivos não tendo terminado os processos anteriores?

17- Que outras condições preciso ter para me dedicar ao negócio agrícola?

18- Qual a importância que dou às competências de gestão e técnicas para desenvolver o negócio?

19- Tenho a noção do risco que estou a assumir?

20- Tenho a noção de que o capital é o combustível dos negócios e estes tal como os veículos automóveis não se movem sem ele?

21- Consigo fazer cenários mentais e escritos da estratégia para obter o financiamento do meu negócio?

22- Qual é a minha ideia de negócio? (Nova resposta à 1.ª questão deste teste após responder e reflectir sobre as outras 20 questões) 

23- Após ter respondido às questões anteriores, sinto que tenho perfil para ser empresário e estou decidido a ser empreendedor agrícola?

Quem pretender pode enviar-me as respostas ao teste (jose.martino@espaco-visual.pt) junto com o endereço de e-mail e n.º de telemóvel, assumo  o compromisso de confidencialidade e de envio por e-mail do meu parecer sobre o perfil de empreendedor

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM