UNIVERSIDADES E POLITÉCNICOS



As Universidades e Politécnicos devem caminhar no sentido de criarem cursos para empresários agrícolas, tendo como base que mais de 50% dos seus alunos querem vir a instalarem-se como jovens agricultores em lugar de exercerem a profissão de técnicos agrícolas. Podem com esta estratégia angariar outros públicos, sejam outros jovens para obterem competências para se instalarem e mesmo outras pessoas mais velhas que irão investir na agricultura pela primeira vez ou empresários já instalados. 

Faz sentido avançar com mestrados e pós graduações em gestão de empresa agrícola para desenvolver circuitos de recolha de dados e controlo de gestão tal como acontece em qualquer empresa.


As universidades, politécnicos e outras instituições de investigação pública devem divulgar de forma ampla os resultados dos seus trabalhos, sobretudo aqueles que fazem a integração entre o conhecimento obtido e a sua utilização prática, tendo por matriz a sua tradução em instrumentos capazes de incrementar o valor acrescentado das produções e/ou a gestão eficiente dos recursos naturais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM