O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cogumelos Shiitake nos Açores

Muito boa tarde Sr Eng José Martinho,

Muitos parabéns pelo seu blogue, bastante útil, interessante e "viciante".
Sou Açoriano e estou há algum tempo a pensar num possível investimento para produção de cogumelos shiitake em troncos na ilha de São Miguel. Ainda é um produto sem grande expressão na dieta local e estão a aparecer cada vez mais restaurantes (com Chefs novos com formação, abertos a outro tipo de matéria-prima) e também cada vez mais Hotéis que juntos podem ser o canal principal de escoamento do produto. A importação deste cogumelos fresco do continente não existe logo aí não temos concorrência externa por assim dizer, talvez por ser alimento perecível.

Estou há meses a recolher informações sobre a produção deste tipo de cogumelo para verificar se um investimento deste tipo tem pernas para andar nas Ilhas. Além da envolvente produtiva propriamente dita deparo-me com duas condicionantes/factores críticos, a compra e transporte de madeira (não temos muito eucalipto e o carvalho não tem expressão, ou seja a madeira tem de vir do continente) e também quiçá o excesso de humidade das ilhas...Como aprecio bastante a leitura que faço no seu blogue gostaria de saber a sua opinião sobre este possível projecto de investimento? Acha que temos condições para produzir este tipo de cogumelo?
Obrigado, Cumprimentos,

Comentários:
1 - Para a produção de cogumelos é preciso clima de outono, temperaturas suaves, comprimento do dia e da noite equilibrados, humidade atmosférica, condições estas que me parecem existir nos Açores.

2 - Parecem-me mais limitantes as condições logísiticas e de gestão dos fatores de produção e das produções que o clima.

3 - Na minha opinião deveria estagiar um mês numa exploração de cogumelos e desta forma avaliar se consegue no seu caso concreto ultrapassar as limitações indicadas e, 2.

Sem comentários: