Mirtilo - Artigo no sítio da internet da Espaço Visual
A cultura do mirtilo tem
despertado fortes emoções, quer em potenciais produtores, quer naqueles
que se instalaram, por um lado, devido ao potencial de rentabilidade d
a
cultura e abaixamento de preços ao produtor, o que é natural para
promover o incremento do consumo, desde que os custos de produção, reais
e atribuídos fiquem abaixo dos valores que o mirticultor consegue
receber pelas suas produções e por outro lado, apesar da forte procura
atual por parte do mercado internacional, a capacidade exportadora é
limitada, porque é necessário harmonizar as produções dos diferentes
produtores, seja ao nível da variedade (há excessivo número de
variedades e pouca quantidade por variedade, há dificuldade em garantir a
regularidade da oferta no timing em que essa variedade pode ser
exportada) seja ao ní
vel do
perfil de produto (calibre, consistência da polpa, coloração, sabor,
etc.) e por último, devido à incerteza que a cultura gera nos seus
players, implantações mal executadas, quer quanto a solos e climas, quer
quanto a melhoramentos fundiários (drenagens, fertilização de fundo,
etc.) elevado número de variedades por produtor e por parcela de
cultura, muitas delas inadequadas para exportação e por falta de
experiência e perfil do empresário para gestão da mão de obra e
logística da colheita. À medida que o tempo passa, o conhecimento sobre o
mercado e a cultura ficam mais consolidados, a organização da fileira é
mais consistente, as Organizações de Produtores fazem o seu caminho ao
nível da assistência técnica e do planeamento e logística da colocação
dos frutos no mercado. A incerteza da produção diminui caso se esteja
com os players certos, os melhores consultores, prestadores de serviços
de implantação e as melhores organizações de
produtores.
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