O que fazer no inicio do processo para me tornar um empreendedor agrícola de sucesso?

Boas Sr. Eng. José Martino

Felicito o desde já pelo seu trabalho com este blog que ajuda a tirar muitas duvidas sobre diversos temas ligados à agricultura.
Sou da zona de Leiria tenho 26 anos e tenho alguns terrenos que de momento nao estão a ser explorados e gostava de os rentabilizar.
tinha como ideia principal apostar na produção de kiwis num terreno com perto de 2 hectares, mas após a plantação até conseguir tirar produção terei de esperar alguns anos por  queria utilizar os outros terrenos para a produção de batata doce,esses dois terrenos são mais pequenos com pouco mais de 0.5 hectare cada um.
1-acha outra produção sem ser a batata doce mais viável/rentável para este tipo de terrenos?

2-gostava de lhe perguntar tambem se acha estes projectos viáveis/rentáveis e se acha que conseguirei obter financiamento da proder como jovem agricultor para estes projectos,e que entidades me podem ajudar a elaborar um projecto viavel para apresentar.

3- estou de momento a tirar uma formação em apicultura pois quero adquirir algumas colmeias e gostava de saber se a proder também ajudar no financiamento de quem inicia apicultura se ha algum valor mínimo de investimento a fazer para ter apoios.

4- gostava de saber se os custos tem de ser inicialmente suportados por mim se receberei alguns apoios na aprovaçao do projecto para poder iniciar, visto que disponho de pouco orçamento para investir.

Como vê são algumas ideias que há alguns meses tenho analisando e pesquisando sobre os temas e procurando formações na área da gestão agrícola financiadas para me ajudar mas tem sido complicado encontrar e neste momento estou a trabalhar na área fabril por isso queria primeiro começando com um part time para mais tarde poder ser a full time visto que a agricultura e natureza são a minha paixão.

espero que tenha sido explicito nas minhas duvidas e que me possa ajudar.
desde já os melhores cumprimentos

Comemtários:
1 - Recomendo que elabore um plano de negócios sumário sobre a(s) atividade(s) agrícolas que se propõe abraçar (no máximo 2 atividades: deve começar por 1 atividade e quando a dominar deve avançar para a 2.ª).

2 - Tenho dúvidas se Leiria tem aptidão de solo e clima para a cultura do kiwi e sobretudo, disponibilidade de água para rega. Caso o seu terreno tenha condições acho que deve começar com 4 hectares para ter hipótese de rentabilizar a estrutura de mecanização, r.ega, quantidades minímas a transportar e entregar no entreposto, etc. (os 4 ha podem não ser numa única parcela). Se tiver água de rega disponivel em quantidade e se esta não for rica em bicarbonatos, o mirtilo será melhor opção quanto a mercado e futuro (deve colocar em todas as parcelas, começando por 1 a 2 hectares e caminhando para os 4 a 8 hectares).

3 - Recomendo que marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) ou alguém da sua equipa. com o objetivo de saber que apoios públicos de apoio ao investimento do PDR 2020 pode captar e como o deve fazer do ponto de vista dos pormenores.

4 -  Recomendo que se instale como jovem agricultor com um investimento minímo de 80 000 euros, obtendo um prémio de 1.ª instalação de 18750 euros, mais  5000 euros se for sócio de uma organização de produtores e terá 60% de incentivo não reembolsável sobre o valor do inv,estimento elegivel.

5 - Se quiser ter sucesso como empresário agrícola terá de continuar a pesquisar, visitar explorações, participar em formações e eventos, etc.
  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM