O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Organizações de Produtores de Pequenos Frutos

Boa Tarde Eng. José Martino

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns por de forma aberta e clara realizar a sua partilha de conhecimento  e o seu aconselhamento que de uma forma simples e directa efectua no seu blogue.

Venho por este meio solicitar-lhe informação/aconselhamento no que diz respeito a que Organização de Produtores de Pequenos Frutos o Sr. Eng. Martino me aconselha aderir.

Sou produtor de Mirtilo, com cerca de 2,7 ha no Concelho de Penalva do Castelo (Viseu) e como em todas as "Organizações..." existem aquelas que apresentam os chamados "contratos leoninos" e que de em vez de defenderem os interesses dos que representam defendem os seus "individuais" em detrimento dos produtores. E como eu sou do Benfica e quero ter alguma liberdade do que fazer com parte da minha produção, por ex: fazer licor ou compota, não queria estar a comprometer-me com uma organização que logo à partida exige que toda a minha produção tem que obrigatoriamente ser fornecida a estes e estou sou limitado à produção da fruta.

Pelo que, como o Sr. Eng. Martino conhece bem este meio agradecia que me informa-se qual a Organização de Produtores de Pequenos Frutos se enquadraria mais no meu conceito.

Agradecendo desde já a atenção dispensada.
Cumprimentos,

Comentários:
1 - Se fizer uma pesquisa na internet verificará que no sítio da internet do GPP (Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura) aparece a listagem com as Organizações de Produtores reconhecidas a 23 de setembro de 2016 (http://www.gpp.pt/MA/OPs/).

2 - Nesta listagem a única organização de produtores que está reconhecida exclusivamente para pequenos frutos é a Bfruit - Comércio Interncional de Frutas, SA. Tem sócios em todo o território de Portugal Continental.

3 - Trabalham pequenos frutos embora o reconhecimento como organização de produtores seja generalista, a Cerfundão (região Centro), Cooperativa Agrícola de Mangualde (Mangualde e envolvente), Lusomorango (Ribatejo, Alenejo e Algarve) e Madre Frutas (Algarve).  

4 - As Organizações de Produtores (OP) têm que assumir compromissos comerciais prévios à colheita das produções, com o objetivo de incrementar a valorização da fruta dos seus associados. Assim, têm que saber de forma antecipada através do planeamento da produção, qual o quantitativo por espécie e variedade que terão à disposição para o negócio, para planearem a sua colocação no mercado. Neste sentido tem que haver compromisso do empresário agrícola com a sua OP, sendo tal obrigação formalizada/fixada através dos Estatutos da OP e do seu Regulamento Interno.

5 - De acordo com o indicado em 4 recomendo que analise previamente os documentos das diversas OP´s e conclua qual é aquela que lhe interessa mais, tendo em conta a quantidade máxima que pode dispor para utilização própria, conforme os seus interesses pessoais como produtor.

6- A Bfruit é para mim a melhor organização a trabalhar pequenos frutos, quer pelos resultados obtidos ao fim de 3 anos de trabalho, quer por ser especializada, quer  porque incorpora no seu funcionamento muitas das minhas ideias e convições, aquilo que deve ser uma OP, moderna e competitiva, a qual se bate na defesa dos superiores interesses da maioria dos seus produtores.      

Sem comentários: