O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Devo ser empreendedor agrícola não dispondo de capital para investir?

"Boa noite! 
Partindo do principio que não disponho de capital para tal investimento, acha que seria acertado fazer um credito que me possibilitasse desenvolver o projecto com todos os custos a ele associados, a começar pela compra do terreno passando pela construção da própria estufa e aquisição de toda a maquinaria essencial que me permitisse trabalhar e obter produção?"

Comentários:
1 - Deve recorrer ao crédito bancário ou outro tipo se dispuser de 20% de capitais próprios face ao investimento total.

2 - Recomendo que não proceda à compra do terreno rústico por crédito bancário, pois na minha opinião deve tirar partido do arrendamento porque não lhe força a tesouraria sobretudo nos primeiros anos em que há maior probabilidade de ter mais facturas a pagar decorrentes de erros de aprendizagem, sendo mais avisado tirar partido desse crédito, eventualmente se tal for necessário, para apoiar a tesouraria.

3- Deve tirar partido do crédito se dominar minimamente a gestão operacional da cultura e tiver operador comercial credível que lhe valorize as produções, caso contrário, acho contraproducente dedicar-se ao empreendedorismo sem agrícola sob pena de trazer graves problemas financeiros para a sua vida pessoal e familiar.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Sem comentários: