O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 27 de novembro de 2016

Maracujá Roxo

Boa tarde Eng.º Martino,



Após visualização do seu blog resolvi contactá-lo.
A questão é a seguinte:
Qual pensa ser a viabilidade do cultivo de maracujá roxo no algarve, nomeadamente na zona de Tavira e Castro Marim?
Será o clima e principalmente o solo dos mais indicados para este tipo de cultivo?

Comentários:
1 - O maracujá roxo é uma cultura com muito interesse para o Algarve porque nesta região há muito sol (precisa de 11 h) a planta desenvolve-se melhor com temperaturas à volta dos 25 ºC, baixa probabilidade de geadas, bem como poucos dias muito frios no inverno. Não suporta ventos frios e gelados. Há poucos dias com chuva o que facilita a polinização. A cultura deve ser protegido por tunel para produzir num largo período de tempo e com altas produtividades (acima das 15 t/ha).

2 - Os solos devem ser ferteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados, com pH entre os 6 a 7,5. Deve prever água para rega da cultura.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Sem comentários: